Mais de 100 jogadores da Liga Revelação têm atuado nos campeonatos profissionais
Mais de 100 futebolistas da Liga Revelação têm transitado entre a prova e os campeonatos profissionais. Um sinal claro de que a aposta na promoção dos jovens talentos está a render no primeiro campeonato de Sub-23.
Corpo do artigo
Que tem Kikas de especial, além do golo que tirou os primeiros pontos ao Benfica de Bruno Lage? O jogador do Belenenses SAD é "fruto" da Liga Revelação, o campeonato nacional Sub23, estreado na presente temporada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). E há mais de 100 como ele, com intervenções mais ou menos frequentes nas competições profissionais.
Kikas, com 20 anos, fez o 2-2 no Estádio da Luz, um golo que pode tornar-se icónico na atual edição da I Liga, e foi o primeiro a travar o Benfica desde que o atual treinador, Bruno Lage, substituiu Rui Vitória, há sensivelmente dois meses. E se os princípios da prova estreante são os de proteger e dar palco ao jovem jogador português, então as estatísticas, ao fim das duas primeiras fases da prova, tornam-se bem mais interessantes, comprovando o seu sentido estrutural no ecossistema do futebol português.
Belenenses SAD e Feirense têm sido, na principal, os que mais aproveitam a evolução dos seus Sub23, com 12 futebolistas sempre em trânsito entre as duas competições.
Numa competição em que a média de idades, nesta primeira fase, rondou os 21 anos, conforme dados revelados a O JOGO por fonte federativa, há um total de 106 jogadores que já foram utilizados nas equipas A das I e II ligas, com exceção de Benfica, Braga e V. Guimarães, que usaram os seus Sub23 nas equipas B da II Liga.
Importa recordar que 11 dos 18 emblemas de "Primeira" fazem-se representar na Liga Revelação. FC Porto, Moreirense, Santa Clara, Boavista, Nacional da Madeira, Tondela e Chaves são as equipas do principal campeonato que não têm representação na prova Sub23.
Fazendo as contas nas duas ligas profissionais, Belenenses SAD e Feirense têm sido, na principal, os que mais aproveitam a evolução dos seus Sub23, com 12 futebolistas sempre em trânsito entre as duas competições, seguidos pelo Portimonense, com 11. Na II Liga, o Estoril, com 18 atletas em modo "vaivém", é a equipa que mais aproveita, seguida pelo Cova da Piedade, que já usou uma dúzia de Sub23 no plantel principal.
Se juntarmos outras competições disputadas pelos principais planteis (Taça de Portugal, Taça da Liga ou Liga Europa), a utilização sobe para 162 futebolistas da Liga Revelação, cujo apuramento do campeão entra quinta-feira na fase final, com o Aves e Rio Ave no primeiro posto, com 31 pontos, seguidos dos Estoril e Sporting (30), Braga e Benfica (26).
https://www.facebook.com/FutebolPortuguesFPF/videos/1127825207398689/?__xts__[0]=68.ARDPsPO4ONq-7viLbPffjGnfOMBndl86NtgGnDMqxaWjpejBGClV-KorWJvlhkuvqA6xse-R3-g1XgiONuB7wO9MEM5eh6YJQ0i9tL5jQkbIgHSPzhT1-udrmD3hbfdValslChV4PxdPcibRZtgrQnssTFl-bJFzuCtrEYBjUQDotlykcqUwBGhT3wE_PcIc0P-cheV_zGQkCfnK7JilPXkht-TZiYaQIKh9-u-demDj_YbSzs4UVluetCpSvoAsIEWjyFLiuZ4eCfTMdNNwpESWFnBo9lOs0AVVfSuJaTK-CoSX3QbSJBafaCYNGODzHkvQUrvbhNqQkXWHx1TFj9qaH52njhGho-inkg
JOGADORES SUB 23 NOS CAMPEONATOS PROFISSIONAIS (POR EQUIPAS)
I LIGA
Belenenses SAD (12) - André Santos, Cleylton, Dálcio Gomes, Diogo Calila, Filipe Chaby, Gonçalo Tavares, João Rodrigues, Kikas, Luís Silva, Mika, Nuno Tomás e Ousmane Dramé.
Feirense (12) - Bruno Brígido, Dele Alampasu, Diga Almeida, Flávio Soares, João Tavares, José Valencia, Kodjó Alphonse, Marco Soares, Rafael Crivellaro, Roderick Miller, Tiago Mesquita e
Zé Pedro.
Portimonense (11) - Chidera Ezeh, Dener Clemente, Felipe Macedo, Guilherme Lazaroni, Matheus Jesus, Paulinho Bóia, Pepê, Rafael Barbosa, Taofiq Jibril, Theo Ryuki e Vítor Tormena.
Rio Ave (8) - André Silva, Damien Furtado, Miguel Rodrigues, Murilo, Nélson Monte, Ricardo Schutte, Ronan David e Vitó.
V. Setúbal (8) - Allef Rodrigues, Baba Fernandes, Gustavo Cascardo, Jhonder Cádiz, Kermit Erasmus, Luís Cortez, Milton Raphael e Valdu Tê.
Desportivo das Aves (7) - Bruno Gomes, Bura, Luquinhas, Mato Milos, Rodrigues, Tong Le e Vítor Costa.
Marítimo (7) - Aloísio Neto, Éverton Nascimento, João Gamboa, Mamadou Traoré, Marcão, Matthew Nogueira e Pedro Pelágio.
Sporting (4) - Bruno Paz, Miguel Luís, Pedro Marques e Thierry Correia.
II LIGA
Estoril (18) - César Augusto, Clebinho, Diney, Filipe Soares, Igor Rodrigues, João Cardoso, João Góis, João Gomes, João Pedro, João Vigário, Jónata, Marcos Santos "Bahia", Matheus Nunes, Pedro Queirós, Rafael Furlan, Roberto, Sandro Lima e Thierry Graça.
Cova da Piedade (12) - Agostinho Cá, Gonçalo Maria, Jiayu Chen, Joyce Anacoura, Rodrigo Martins, Ronaldo Tavares, Sori Mané, Thabo Cele, Yan Victor, Yelomg Yuan, Yi Chen e Yuhao Liu.
Académica (7) - David Teles, Diogo Ribeiro, Hwang Mun-Ki, Júlio Neiva, Júnior, Ricardo Moura e Yuri Matias.