Franceses não perderam nas seis jornadas da fase de grupos, detêm o melhor marcador e o ataque mais produtivo entre a concorrência, e nunca derrotaram os azuis e brancos na Europa
Corpo do artigo
Oriundo do topo do grupo A da Liga Europa, tendo sido, como tal, um dos cabeças de série no sorteio dos oitavos de final, o Olympique Lyonnais, emblema da Ligue 1 francesa e próximo adversário do FC Porto na competição, é o melhor ataque entre os clubes que iniciaram a prova: 16 golos apontados em 540 minutos.
Os portistas enfrentarão uma formação, oitava classificado em França, que não conhece o sabor da derrota na Liga Europa. O percurso imaculado no grupo A (disputado contra Rangers (Escócia), Sparta de Praga (Chéquia) e Brondby (Dinamarca), com cinco vitórias e um empate, valeu-lhe o apuramento como líder.
Com um reduzido palmarés internacional, o Lyon, atual 22.º classificado do ranking da UEFA, aspira, por isso, à conquista da primeira Taça UEFA/Liga Europa da sua história, tendo um plantel apetrechado de alguns jogadores bem conhecidos, entre eles o maior artilheiro, em igualdade com Galeno, da competição.
No grupo às ordens do neerlandês Peter Bosz, no comando desde o início da época, evidenciam-se o guarda-redes Anthony Lopes, os defesas Palmieri, Dubois e Jerome Boateng, os médios Aouar, Paquetá, Thiago Mendes, Ndombelé e os avançados Ekambi, melhor marcador da Liga Europa (seis golos), e Moussa Dembélé.
O Lyon, vencedor de sete campeonatos e cinco taças de França, é um adversário de boa memória para o FC Porto. O embate sorteado nos "oitavos" da Liga Europa será o quarto desafio entre ambos em competições europeias, com vantagem para os azuis e brancos.
O último duelo a duas mãos data de 2003/04, época em que os portistas eliminaram, com um resultado agregado de 4-2, os franceses nos quartos de final da Liga dos Campeões, competição que viriam, inclusive, a vencer, em Gelsenkirchen. Os outros desafios são relativos à Taça das Taças 64/65 (duas vitórias dos dragões).
As próximas partidas entre FC Porto e Lyon (plantéis avaliados, respetivamente, em 222,3 e 316,05 milhões de euros) estão marcadas para os dias 9 (17h45), no Estádio do Dragão, e 17 de março (hora a definir), no Estádio Groupama.