Luta acesa pela titularidade no lado direito da defesa do Vitória: "Está muito bem servido"
Sacko tem mais jogos - 13, dez dos quais no onze inicial -, mas João Ferreira foi titular nos últimos dois, um sinal de que começa a ganhar confiança do treinador. José Carlos, que jogou no clube nos anos 90, analisa virtudes e fragilidades dos dois laterais
Corpo do artigo
A receção do V. Guimarães, sábado, ao Tondela, poderá ser especial para Sacko. O internacional maliano poderá cumprir o jogo 100 na I Liga diante dos beirões, mas não é certo que seja titular pela 11.ª vez esta época no campeonato.
"O Sacko é mais rápido e mais rico ofensivamente. E o João, defensivamente, é mais completo e equilibrado"
O lateral-direito, que soma 117 jogos pela equipa principal do Vitória, não foi opção inicial nos dois últimos jogos - no Dragão e em Paços de Ferreira -, jogando João Ferreira no seu lugar. Cedido pelo Benfica, o jovem de 20 anos esteve bem no Dragão e também cumpriu na Mata Real, embora tenha saído ao intervalo depois de ter visto amarelo, tendo o maliano aproveitado para brilhar, por exemplo, na abertura para Edwards no lance do 1-2.
A luta pela titularidade vai continuar a ser acesa e, na opinião de José Carlos, antigo lateral-direito que representou o V. Guimarães entre 1994 e 1999, "Pepa está muito bem servido". "O Sacko é mais rápido e mais rico ofensivamente e o João, defensivamente, é mais completo, mais forte fisicamente e equilibrado", sintetiza, perspetivando que podem jogar "muito os dois".
José Carlos adianta, no entanto, que "em condições normais, Sacko é titular desta equipa do Vitória ". "Tem um percurso vasto no Vitória, é muito experiente, cresceu muito, tem jogado com regularidade, é muito agressivo ofensivamente, mas a nível defensivo o João Ferreira poderá atingir um outro nível, até porque é mais forte e mais alto", comparou, considerando que "numa ou noutra situação", Sacko evidenciou "algumas fragilidades em termos defensivos". No entanto, salientou, sendo internacional pelo Mali, "pode ir ao Mundial", o que significa que "o Vitória pode tirar dividendos financeiros numa possível transferência".
Por estar emprestado pelo Benfica, João Ferreira está no Vitória "para ser alternativa ao Sacko". Para o ex-internacional que fez 153 jogos pelo Vitória, "é normal" que o jogador maliano, "estando no clube há alguns anos e tendo contrato longo, tenha alguma vantagem em termos de opções se continuar a render", em relação a um companheiro que "está à procura do seu espaço e de afirmação".