Depois da derrota em Alvalade, na primeira jornada, os vila-condenses vão ao Dragão. Na época passada roubaram pontos a Sporting, FC Porto, Braga e Benfica
Corpo do artigo
A cumprir a quarta temporada seguida no comando do Rio Ave, a terceira no principal escalão português, o técnico Luís Freire pretende resgatar a fórmula que na época passada lhe permitiu roubar pontos aos quatro candidatos ao título, empatando com Sporting, Braga, FC Porto e Benfica.
Mesmo que já tenha perdido com o Sporting na primeira jornada, o técnico Luís Freire pretende repetir o feito de 2023/24, sendo que o Rio Ave vai agora defrontar o FC Porto com o objetivo de pontuar no Estádio do Dragão, tal como aconteceu na época passada, na qual arrancou um empate a zero em solo portista. Nos cinco confrontos que teve com o FC Porto ao serviço do Rio Ave, Luís Freire somou esse empate na temporada anterior e venceu os dragões (3-1) na campanha 2022/23, perdendo por três vezes, uma delas na Taça da Liga, quando os vila-condenses disputavam o segundo escalão do futebol nacional.
A equipa de Vila do Conde iniciou este campeonato com um desaire na casa do campeão nacional, mas, entretanto, venceu o Farense nos Arcos e ganhou moral antes de visitar o Dragão. Num cenário muito otimista para os comandados de Luís Freire, o Rio Ave até poderá vencer no reduto do FC Porto, algo que só aconteceu uma vez em 29 jogos no campeonato, na época de 1981/82, sob o comando do histórico treinador Félix Mourinho, pai de José Mourinho, além de registar seis empates e 22 derrotas.