Declarações de Luís Freire, treinador do Vitória de Guimarães, em antevisão o jogo com o Aves SAD, a contar para a 20.ª jornada da Liga.
Corpo do artigo
O que o Vitória tem de fazer para vencer: “Podemos falar e muito sobre o que temos de fazer mas temos de fazer e demonstrar o que queremos e sentimos em relação ao que foi o jogo. Mais do que falar muito, temos de demonstrar o que queremos fazer. Tenho a certeza que vai ser uma equipa que vai crescer muito nos próximos jogos. Tenho confiança nos meus jogadores e no caráter deles. Mais do que falar muito, temos de passar esta confiança. Temos muita coisa para fazer amanhã. Falamos internamente com o s jogadores sobre o que temos de fazer para ganhar. E é isso que temos de levar para dentro de campo”.
O que espera deste adversário: “A nível tático, esperamos um Aves SAD em capacidade de rotação mas a proteger-se, com uma linha de cinco defesas. É uma equipa que joga bom futebol e é muito forte nas bolas paradas. Mas estamos a melhorar e vamos acabar com umas cosias que estavam a acontecer a nível defensivo. Vamos ter de ser uma equipa com muita dinâmica, persistência para tentar desfazer um bloco que por momentos será mais baixo. Temos de meter em prática o que trabalhámos e vamos começar a demonstrar isso”.
Se está satisfeito com os reforços: “Em relação aos jogadores que temos recebido... o Hevertton é um lateral-direito com uma capacidade defensiva acima da média. São dois jogadores com grande capacidade técnica, conheço o Umaro muito bem, Acredito que com a ambição que trazem, vão dar energia à equipa e aos que cá estão. Não controlo o mercado e vou-me concentrar apenas no que está efetivado. Vamos ter um plantel que nos dá garantias em todas as competições, no que será uma época positiva”.
Se a reformulação do plantel condicionou o trabalho: “Temos de estar sempre com a máxima motivação. Todos nós temos de estar extremamente motivados de aqui estar. É um orgulho e uma honra. Não me limitou em nada, estou entusiasmado por estar aqui também e sei que os jogadores têm orgulho de estar no Vitória, que a equipa vai demonstrar isso em camp. É a minha forma de estar, estou extremamente motivado e quero demonstrar isso a toda a gente”.
Jogo em casa: “É um fator fundamental para qualquer equipa. Sabemos que temos uma massa associativa incrível, muito apaixonada pelo clube, Acredito que todos os vitorianos vão querer apoiar a equipa e toda a energia passa para dentro do campo. A equipa está num momento difícil, não vamos fugir a isso. Temos de passar energia mas eles vão-nos ajudar nisso. Espero o apoio deles durante o jogo todo, o que pode fazer a diferença. Acredito que vamos fazer coisas boas todos juntos”.