Luís Filipe Vieira: "Plantel desequilibrado. Por vezes complicamos o que é fácil"
Declarações de Luís Filipe Vieira no debate transmitido esta quinta-feira pela BTV entre os seis candidatos à presidência do Benfica nas eleições de sábado, 25 de outubro
Corpo do artigo
Leia também Farioli após primeira derrota: "Concedemos dois penáltis e nada mais..."
Planificação da época: "O objetivo claro neste clube é ganhar, temos de ser campeões este ano. Fez-se uma grande renovação do plantel, mas está bastante desequilibrado, o treinador já o disse, e vai aprofundar isso. Mal seja presidente, vou fazer uma reunião com os quadros de lá, de grande qualidade, para termos objetivos claros. Queremos renovar com o treinador por quatro anos, fazer alterações no plantel para ficarmos mais fortes em cada jogo, para aspirar a ganhar. Fizemos uma hegemonia durante quatro anos, estabelecemos um núcleo muito forte nesses quatro anos. Por vezes complicamos o que é fácil, não vale a pena ter muitas teorias. Temos um treinador, temos de alinhavar algumas alterações, ao treinador faltam armas, fala-se de um central e de um lateral-esquerdo. Vamos dar-lhe as ferramentas necessárias, queremos ser campeões. Cada um de nós tem de ser campeão diariamente, temos de ganhar fora do campo também. Ter uma liderança forte, criar objetivos para os cumprir. Temos boa gente nesta casa, com qualidade."
E acrescenta: "O Benfica vai decidir os reforços, com a equipa de scouting, uma equipa sombra. José Mourinho, ou quem for, terá em vista quatro jogadores por posição, e vai escolher quem entender, não vamos permitir que um treinador tome as decisões e depois ficamos com elas na mão. [Dirigido a Rui Costa] O plantel velho não é bem assim, sabe perfeitamente quem fez o plantel, e que tínhamos bons jogadores, dois ou três jogadores tinham uma idadezita. Temos a experiência do que fizemos, o Benfica não era bicampeão há 20 anos, não fazia o tri há 39 anos. Nós conseguimos revirar isto tudo, não fomos penta porque tivemos a infelicidade de perder com uma bola aos 90 minutos. Há muita gente qualificada em Portugal para trabalhar no Benfica, fomos a melhor academia do mundo com portugueses. Alguns quadros vão regressar, vamos colocar o Benfica no patamar de cima da formação. É obrigatório termos 20 jogadores de primeiro grau e, depois, da formação, têm de entrar quatro ou cinco jogadores no plantel."

