Luis Díaz prometeu e cumpre: números batidos e a um passo de igualar James Rodríguez
Colombiano já igualou o melhor registo pessoal no campeonato e é um dos intrusos entre os goleadores europeus
Corpo do artigo
Foi numa das múltiplas solicitações que recebeu no rescaldo de uma Copa América que lhe catapultou o mediatismo: Luis Díaz afirmava com desassombro que "estava preparado para ser uma referência" do FC Porto.
No top-10 dos marcadores das principais ligas, só Luis, Salah e Oyarzabal não são pontas-de-lança. Extremo afirmara estar "preparado para ser uma referência" e junta a influência a uma série inédita de utilização
Dez jogos volvidos, as exibições têm sido coerentes com a promessa e os números atestam esse estatuto. O colombiano de 24 anos é o melhor marcador da Liga Bwin, com seis golos, e integra o trio de "intrusos" entre os melhores marcadores das principais ligas, ou seja, jogadores que não atuam a ponta-de-lança: na companhia dos extremos Salah, do Liverpool (sete jogos e seis golos) e Oyarzabal, da Real Sociead (oito jogos e seis golos), figura num top 10 liderado por Karim Benzema, do Real Madrid, com nove golos em sete jornadas.
Por outro lado, completada a oitava ronda do campeonato, o camisola 7 já igualou o melhor registo pessoal na competição. Nas duas edições anteriores, precisou de 33 partidas para chegar aos seis golos, mas balançou as redes em todas as competições que disputou em Portugal, sem sequer excluir a qualificação para a Liga dos Campeões e a Supertaça.
Luis Díaz nunca foi além dos seis golos na liga, marca que já igualou. Lidera em remates e em toques na área
Se se manterá na luta pela bota de ouro da Liga Bwin, é difícil de prever. Não obstante, a este ritmo, Luis Díaz ameaça seriamente a melhor marca goleadora que assinou no Dragão, 14 golos na temporada de estreia. Sem Marega e com Corona intermitente, o cafetero vai numa sequência de utilização inédita - dez jogos consecutivos a titular - e destaca-se noutros registos.
É o jogador mais rematador do campeonato (22) aquele que, de longe, mais vezes toca o esférico na grande área, 47 - Taremi é o segundo, com 34 - e o líder das chamadas corridas em progressão (29), arrancadas que deixam a equipa consideravelmente mais próxima da área contrária. Tudo marcas de influência de quem também assumiu, no verão, que lhe iriam "exigir o dobro".
Tantos golos como Corona e a um passo de igualar James Rodríguez
O arranque de temporada a todo o gás permitiu a Luis Díaz igualar o registo goleador de Tecatito Corona e ficar a um passo das marcas de uma das suas inspirações: James Rodríguez.
Na comparação com o mexicano, ambos somam 31 golos ao serviço do FC Porto, mas o cafetero chegou a esse número em muito menos partidas (275 - 107). Contudo, Corona soma mais assistências (69-14) e atuou muitas vezes a lateral-direito.
De resto, Díaz está rigorosamente a um jogo e a um golo de igualar o registo de James no Dragão. Quanta coisa mudou na Colômbia nos últimos anos...El Bandido está longe da seleção e Luis Díaz é uma das grandes figuras.