Luciano Gonçalves sobre a Superliga: "O mérito desportivo passa para segundo plano"
Reação do presidente da APAF, Luciano Gonçalves, a notícia que aponta para a criação de uma Superliga
Corpo do artigo
No domingo, os italianos do AC Milan, Inter e Juventus, os espanhóis do FC Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, e os ingleses do Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Tottenham, que hoje despediu José Mourinho, anunciaram a criação da Superliga.
Esta nova competição, à margem das da UEFA, e surgindo como concorrente à Liga dos Campeões, tem sido fortemente criticada em toda a Europa e o presidente da UEFA já a classificou mesmo como uma "proposta vergonhosa" de clubes "guiados pela ganância".
Perante estas notícias, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, reagiu numa publicação na rede social Facebook, na qual faz pontaria ao que futebol no qual "o mérito desportivo passa para segundo plano"
Publicação na íntegra
"Para onde caminha o Futebol que tanto gostamos?
Esta recente notícia da criação da Superliga Europeia leva ao extremo uma discussão profunda do estado atual do Futebol...
O mérito desportivo passa para segundo plano, desvirtuando cada vez mais esta paixão que devia movimentar biliões de adeptos e, cada vez mais, movimenta menos adeptos e mais biliões de euros.
Quero acreditar que os milhões de adeptos destes 12 clubes não se revejam neste Futebol.
Há um velho ditado que diz: 'Os ricos cada vez mais ricos e os pobres... cada vez mais pobres...'".