Sempre com boas exibições, o médio brasileiro foi titular em todos os jogos disputados esta temporada. No sábado, vai enfrentar o Benfica, equipa que o segue há alguns meses.
Corpo do artigo
Com o Estoril em penúltimo lugar e com poucas sequências de resultados positivos, é natural que os dois treinadores que passaram esta época pela Amoreira, Pedro Emanuel e o atual líder Ivo Vieira, fizessem trocas constantes no onze por opção. No entanto, Lucas Evangelista tem resistido aos maus resultados e é o único jogador do plantel que foi titular em todos os jogos disputados, nas diferentes competições. Ao todo já são 32 encontros.
A regularidade do médio de 22 anos, emprestado pela Udinese (Itália), explica-se essencialmente pelo facto de não ter sofrido nenhuma lesão, nem castigo. Aliás, até levou o quarto amarelo aquando da derrota com o Belenenses, na 23.ª jornada, mas escapou à admoestação e à respetiva suspensão nos jogos que se seguiram. E, claro, apesar da época irregular dos canarinhos, é um dos poucos que mantêm o bom nível exibicional, como provam os quatro golos marcados e as duas assistências.
Este tipo de utilização frequente no onze é pouco comum na Amoreira nos últimos anos e até mesmo os guarda-redes foram poupados nas Taças. Só Licá, em 2012/13, teve uma regularidade semelhante. O atual extremo do Belenenses foi titular em todos os jogos do campeonato, mas esteve no banco numa das quatro partidas disputadas na Taça da Liga, competição no qual os canarinhos não atingiram a fase de grupos esta temporada.
Se não houver nenhum imprevisto até sábado, Lucas Evangelista será titular na receção ao Benfica, clube que o segue atentamente há alguns meses. Em janeiro, os encarnados foram um dos emblemas que demonstraram interesse no internacional sub-20 brasileiro, mas, apesar de o passe pertencer à Udinese, a SAD estorilista é que tinha a última palavra numa eventual transferência e não autorizou a saída do seu jogador mais regular.
No futebol europeu desde o verão de 2015, o camisola 17 dos canarinhos efetuou 25 jogos desde que deixou o Brasil, o que significa que já fez mais jogos pelo Estoril do que nas três épocas anteriores.