Espanhóis confirmaram a descida de divisão e não vão acionar a opção de compra do senegalês, fixada nos 10 M€.
Corpo do artigo
O Alavés prepara-se para devolver Loum ao FC Porto no final da temporada. Apesar de o senegalês ter alinhado em 31 jogos em La Liga, informações recolhidas por O JOGO indicam que clube do País Basco já decidiu não acionar a opção de compra, fixada em 10 milhões de euros.
O valor é considerado elevado pelo último classificado do campeonato espanhol, que no fim de semana viu confirmada a descida ao segundo escalão. O médio ainda aguarda por uma indicação dos dragões sobre o futuro, mas a existência de vários elementos para a sua posição no plantel de Sérgio Conceição faz com que a saída, cedido ou a título definitivo, se afigure como o cenário mais provável.
Nesse sentido, o nosso jornal sabe que existem clubes espanhóis, franceses e alemães a monitorizar a situação e que, se a oportunidade se proporcionar, avançarão com uma proposta junto da sociedade azul e branca.
Seja como for, o empréstimo ao Alavés acabou por ser bastante produtivo para Loum. Os minutos que lhe faltaram no FC Porto foram-se acumulando semana após semana, ao ponto de chegar a esta fase da temporada com mais de dois mil nas pernas (2225"). O internacional senegalês foi titular em 25 dos 31 encontros em que participou e ainda apontou dois golos, ambos determinantes para a equipa sediada em Vitória derrotar o Elche (1-0) e o Valência (2-1). Contudo, esses triunfos não foram suficientes para que os "babazorros" garantissem a continuidade em La Liga, a prova que mais visibilidade deu ao médio. Mas não foi a única. No começo de 2022, Loum também esteve exposto numa das montras mais importantes do futebol mundial: a Taça de África das Nações. O jogador, de 25 anos, fez os 90 minutos do jogo contra a Guiné Conácri, ainda na fase de grupos, e acabou a prova como campeão. Por isso, o futuro não deverá ser difícil de resolver.