Segundo o Football Coach World Ranking, Julen Lopetegui surge na 9.ª posição, antes de José Mourinho e muito à frente de Jorge Jesus e Marco Silva
Corpo do artigo
A plataforma Football Coach World Ranking tem como parâmetros de avaliação a atuação dos treinadores nas competições internas e internacionais, esta última com mais peso nas contas finais.
No que diz respeito às competições internas, o resultado passa por uma multiplicação de fatores aos quais se atribuem pontos: os resultados dos jogos, a importância da partida disputada (competições como a Liga dos Campeões ou Liga Europa valem mais do que uma partida do campeonato, por exemplo), a importância do campeonato disputado e a confederação em que se insere (neste caso, a UEFA).
Já nas competições internacionais, os parâmetros são praticamente idênticos. A multiplicação do resultado da partida, a importância da mesma, o prestígio do adversário e a confederação em que se insere levam ao resultado final.
Somados todos os fatores internos aliados a uma boa participação na Liga dos Campeões, onde chegou aos quartos-de-final, Julen Lopetegui é o que consegue melhor classificação, surgindo na nona posição. Seguem-se Marco Silva, na 30.ª posição, enquanto Jorge Jesus se fica pelo 35.º lugar.
Classificação
1º Luis Enrique (Barcelona) - 16.754 pontos
2º Carlo Ancelotti (Real Madrid) - 15.894
3º Unai Emery (Sevilha) - 13.023
4º Pep Guardiola (Bayern) - 12.579
5º Diego Simeone (At. Madrid) - 11.132
6º Dieter Hecking (Wolfsburgo) - 10.595
7º Massimiliano Allegri (Juventus) - 10.211
8º Arsène Wenger (Arsenal) - 9.798
9º Julen Lopetegui (FC Porto) - 9.730
10º José Mourinho (Chelsea) - 9.621