RANKING - Os 50 golos, na especialidade, do argentino reabriram a discussão. E fizemos as contas
Corpo do artigo
Os 50 golos de Lionel Messi (Barcelona) de livre direto relançaram a discussão a propósito de uma especialidade que resolve jogos e na qual o argentino se tem especializado de uma forma absolutamente incontrolável.
Nos últimos cinco anos, fez metade (25) dos 50 golos da carreira - ninguém consegue algo sequer semelhante - e caminha a passos largos para integrar o top 10 da história, um ranking que abaixo publicamos e que os brasileiros dominam de forma clara.
Para efeitos de contabilidade, incluímos todas as provas nacionais e continentais: ou seja, campeonatos dos respetivos países, Taças, competições continentais e provas de seleções.
Juninho Pernambucano, que fez a maior parte da carreira no então heptacampeão francês Lyon, é o melhor dessa contagem. Com estaduais incluídos, seria Zico, que, ainda assim, aparece entre os melhores.
Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Marcelinho Carioca são os outros brasileiros da lista. Voltando ao melhor da atualidade, pelo menos dos últimos cinco anos, há um dado público que é importante repetir: de forma individual, o astro do Barcelona marcou mais golos de livre direto do que qualquer equipa europeia no mesmo período.
E a julgar pelo momento, apanhará rapidamente Cristiano Ronaldo, que conta 54 na carreira mas apenas sete nos últimos cinco anos, nenhum pela Juventus.