Liverpool conhece segredos de Alcochete: "Clube icónico no futebol de formação"
Presidente leonino, Frederico Varandas, falou aos técnicos do clube, com a presença de Martin Diggle, diretor do desenvolvimento de treinadores dos reds
Corpo do artigo
Frederico Varandas, presidente do Sporting, participou em formação interna dada aos treinadores do clube. O presidente discursou no evento “Treino individual no processo de formação de elite”, que teve como convidados Geir Jordet, professor de psicologia desportiva na Norwegian School of Sport Sciences em Oslo, e Martin Diggle, diretor do desenvolvimento de treinadores no Liverpool.
“É um clube muito grande, muito bem-sucedido e respeitado. Toda a Europa admira o Sporting por tudo o que foi conseguido aqui. Vir aqui, enquanto investigador norueguês, é uma grande honra e fiquei com uma excelente impressão de tudo o que encontrei aqui, desde a hospitalidade até à organização da viagem, passando pelo nível dos treinadores. A competência, aqui, faz com que o clube possa olhar para o futuro com bons olhos”, frisou Jordet aos meios do clube, explicitando a importância de os jovens melhorarem a sua compreensão espacial para evoluírem na tomada de decisão.
No caso do diretor do Liverpool, este observou práticas na Academia de Alcochete. “Foi um privilégio ser convidado. O Sporting é um dos clubes mais icónicos no futebol de formação em todo o planeta. Vim no domingo e vou para casa na quarta-feira, porque não quis apenas partilhar as minhas ideias. Também quis aprender a ideia do Sporting. Há uma paixão pelo futebol de formação e pelo desenvolvimento do jogador e do ser humano – a sua mentalidade, os seus valores e como se comportam. Queremos trabalhar e colaborar com quem tem ideias semelhantes às nossas. Não iguais, mas semelhantes”, referiu Martin Diggle.