Jorge Jesus é o sonho de Luís Filipe Vieira para o comando técnico dos encarnados, mas o líder das águias continua a desenvolver contactos para avaliar outras possibilidades, como é o caso também de Unai Emery
Corpo do artigo
O futuro treinador do Benfica continua por contratar, mas a lista de candidatos ou alvos está a aumentar, tendo em conta as preferências dos responsáveis encarnados, com Luís Filipe Vieira à cabeça, que não abdica da tarefa de rapidamente consumar a sucessão de Bruno Lage.
Nesse sentido, e segundo O JOGO apurou, da Luz avançou na quinta-feira o primeiro contacto com Jorge Sampaoli, atual treinador do Atlético Mineiro, que assim se junta a uma lista de potenciais candidatos, encabeçada, como noticiámos, por Jorge Jesus.
Os efeitos da pandemia no Brasil podem ajudar aos desejos de Luís Filipe Vieira em contratar o antigo técnico das águias, pretensão que ganhará força caso o Brasileirão não recomece no início de agosto e a Taça dos Libertadores a América não seja retomada. Porém, se este alinhamento dos astros não se der, Jesus irá respeitar o compromisso que assumiu perante o plantel do Flamengo, o que impossibilitará o seu regresso à Luz.
Vinculado ao Atlético Mineiro até 2021, Sampaoli está blindado por uma cláusula de rescisão a rondar os 2,2 milhões de euros
Para se precaver, o líder das águias abordou também Maurício Pochettino (recusou), Marco Silva (parado devido a discordâncias com o seu agente) e Unai Emery (recetivo mas apenas para a nova época). Ontem foi a vez de Jorge Sampaoli, que orienta o Atlético Mineiro e que tem uma cláusula de rescisão a rondar os 2,2 milhões de euros e um salário anual de perto de 2,6 milhões de euros brutos, cerca de 600 mil euros a mais do que ganha Bruno Lage.
Trata-se de um treinador, de 60 anos, que foi considerado em 2015 o melhor da América do Sul, quando orientava a seleção do Chile (de 2012 a 2015), tendo já sido selecionador da Argentina (de 2017 a 2018) e, de permeio, treinado o Sevilha. Antes do Atlético Mineiro, trabalhou no Santos. Para já, o contacto não passou de uma abordagem, não sendo conhecida a posição de Sampaoli, que tem tido no clube do galo todos os reforços que pediu, embora a atração da Champions possa ter peso.