O fim de semana traz um torneio de FIFA 20 para matar saudades do futebol, ao mesmo tempo que se apela ao cumprimento da quarentena.
Corpo do artigo
Por força do isolamento, a atividade física ficou quase limitada aos pequenos ginásios lá de casa, com jogadores de várias modalidades a darem o exemplo e demonstrações de exercícios que qualquer um pode fazer.
O futebol é que vai mesmo ter de esperar... pelo menos o que se joga com os pés. À semelhança de Itália e Espanha, a Liga vai ter um campeonato de FIFA 20 - o famoso videojogo de futebol - protagonizado pelos que se dedicam à modalidade nos relvados. A ideia é, ao mesmo tempo que se matam as saudades do futebol, sensibilizar a sociedade para a importância de se permanecer em casa como principal arma de combate à pandemia de Covid-19.
Pedro Gonçalves, Fábio Silva, Rafael Camacho e Abel Ruiz são alguns dos nomes que vão pegar no comando e representar os respetivos clubes. Espanha e Itália promovem iniciativas semelhantes
Se tantas vezes os pais pediam o contrário - "Larga a PlayStation e vai lá para fora!" -, desta vez a iniciativa conta com o contributo de caras bem conhecidas. Cada clube foi incentivado a escolher um representante e, sem surpresa, dominam os futebolistas de faixas etárias mais baixas. O Famalicão será comandado por Pedro Gonçalves, Fábio Silva conduz o FC Porto, Rafael Camacho é o sportinguista de serviço e Abel Ruiz vai a jogo pelo Braga. O Benfica, por seu turno, não vai participar, mas, entre os nomes que o O JOGO conseguiu apurar, estão ainda Tomás Reymão pelo Boavista, João Amaral em nome do Paços de Ferreira, Pedro Pelágio com o comando do Marítimo e Rafael Ramos com o do Santa Clara. Para os açorianos, será uma espécie de desforra, já que, durante a semana, a simulação do encontro com o Braga sorriu aos bracarenses: Ricardo Horta venceu Diogo Salomão por 4-0.
O formato, de resto, não é particularmente novo, já que vários clubes contam com secções de eSports e participam em provas organizadas pela Liga, mas aí com jogadores que se dedicam totalmente ao jogo virtual, numa indústria cada vez mais robusta.
Em Espanha, o torneio, transmitido na internet e com nomes como Sergi Roberto, Marco Asensio ou Marcos Llorente, até será narrado por vozes bem conhecidas dos espectadores espanhóis, enquanto o formato italiano recupera antigos craques. Marco Materazzi, Andrea Pirlo e Cannavaro, por exemplo, juntam-se a Balotelli, Immobile, Moise Kean ou Donnarumma na "Liga Quarentena".