Lesão de Adán dá chance a Franco Israel, que deve jogar contra Braga e FC Porto
Guardião tem mazela no ligamento lateral interno do joelho direito e vai perder o início da época. Deve evitar cirurgia. Tempo de paragem do espanhol, que se magoou no treino, não é conhecido, mas o reforço uruguaio irá, tudo indica, assumir a titularidade com provas de fogo em Braga e, possivelmente, no Dragão.
Corpo do artigo
O treino de ontem de manhã em Alcochete trouxe uma péssima notícia para Rúben Amorim. Adán, guarda-redes titular indiscutível dos leões nas duas últimas temporadas, magoou-se e, segundo informou o Sporting, tem uma lesão no ligamento lateral interno do joelho direito. O jogador espanhol fica agora entregue ao departamento médico que, para já, não deu nenhuma indicação quanto ao tempo de paragem.
Ao que o nosso jornal apurou, a situação será acompanhada de perto nos próximos dias, eventualmente com a realização de exames complementares de diagnóstico, mas tudo indica que a mazela não é grave o suficiente para obrigar Adán a passar por uma cirurgia. Ainda assim, tratando-se de uma lesão numa zona sensível, o joelho, o clube não irá correr riscos de agravar o problema com um regresso precoce.
A uma semana do arranque oficial da época, parece seguro dizer que Adán vai falhar a partida em Braga, domingo dia 7, e eventualmente as restantes partidas de agosto para a Liga Bwin, incluindo a deslocação ao Dragão, frente ao FC Porto, na jornada três.
Refira-se que, nas duas últimas temporadas, Adán disputou 82 partidas oficiais pelos leões e no campeonato falhou apenas três de 68 jogos: um por castigo, na jornada 30 da época 2020/21 que culminou na conquista do título, dois por opção e ambos nas derradeiras rondas dos últimos campeonatos, já com a classificação definida.
Perante esta situação, Amorim terá de antecipar, em relação ao que estaria previsto, a estreia oficial de Franco Israel. O guarda-redes uruguaio, de 22 anos, foi contratado à Juventus para ser o número dois da equipa. Recentemente, comentara a uma rádio no seu país que escolhera o Sporting por ter a perspetiva de jogar as partidas das taças.
Reforço ganha rodagem com os Wolves
Franco Israel vai assumir hoje a baliza do Sporting no particular diante do Wolverhampton, às 18h45, uma oportunidade para ganhar rodagem a pensar no jogo em Braga da primeira jornada do campeonato. Contratado à Juventus, o internacional sub-20 uruguaio representou os bianconeri durante quatro temporadas, mas apesar de ter chegado a trabalhar com a equipa principal dos italianos nunca se estreou por esta. Começou por jogar na equipa sub-19 e nas duas últimas épocas realizou um total de 58 partidas pela equipa sub-23, que disputa a Serie C italiana, o equivalente à Liga 3.
Ou seja, vai ter um teste de fogo na estreia oficial pelos leões e numa I Liga. Aliás, se vier a confirmar-se uma paragem mais longa de Adán, pode ter também de defender a baliza do Sporting no estádio do Dragão, na terceira jornada. Na eventualidade do habitual titular parar por um mês, Franco Israel só em agosto terá ainda desafios frente ao Rio Ave (jornada 2) e Chaves (4), estes dois em casa.
Na pré-época, o reforço do Sporting participou em dois jogos. Foi titular no empate 1-1 com o St. Gilloise, cedendo o lugar a André Paulo, aos 61", quando o resultado estava já feito. Depois, foi novamente eleito para jogar de início na vitória (3-2) com a Roma. Nesse encontro saiu ao intervalo por Adán, estava a partida empatada 1-1.