"Leonardo Lelo tem qualidade suficiente para ser uma solução para o selecionador"
Lelo já igualou máximo de assistências no Casa Pia. Ivo Soares treinou-o no Olhanense e não está admirado com a explosão do lateral. No clube de Olhão, Ivo Soares tirou Leonardo Lelo do ataque e recuou-o para lateral. A aposta foi frutificando e o jogador não parou de crescer, começando a ser apontado à Seleção Nacional
Corpo do artigo
Mesmo novo na Pedreira, jogando a partir de uma posição recuada, embora enquadrado num sistema que faculta as suas providenciais subidas à frente, Lelo já se transformou num dos jogadores mais valiosos do Braga de Carlos Vicens, sendo também justo dizer que não foi encarado como titular nos primeiros ensaios da temporada.
Condenado à partida a um papel na sombra, ainda era muito discutível o desenho tático, logo reclamou os seus direitos, convincente na argumentação mal saltou para o campo, sem nada temer, nem tremer no diálogo com a bola, nem vacilar na narrativa coletiva. Diante do Feyenoord atingiu a dezena de jogos com o escudo guerreiro e celebrou a sua intervenção decisiva na resolução da contenda. Já com oito chamadas a titular, Lelo afirma-se fundamental na estratégia para desmontar os sistemas contrários, através da precisão dos seus passes e cruzamentos. O seu veneno já destilou seis vezes, igualando em setembro o melhor registo da carreira, que remonta a 2022/23, aproveitando Fran Navarro a última oferta e a impotência de quem não teve antídoto para desarmar os serviços letais do algarvio, que o Braga recrutou atempadamente no Casa Pia, a custo zero.
Lelo cresceu, sobretudo, no Olhanense, mas só contactou com o futebol de primeira linha nos gansos, consolidando-se como um lateral de invejáveis recursos. Capitaliza créditos e já merece uma placa de incontestável. O Braga parece ter muito a extrair do lateral, de 25 anos, acolhendo essa tese a concordância de Ivo Soares, o seu técnico no clube de Olhão em 2018/19. "Sinceramente não me causa surpresa alguma, tendo em conta a qualidade na decisão, que é tão difícil encontrar em todos os contextos, que o Lelo possui. Tem a capacidade de tornar fácil e simples o jogo, sem esforço. Tem a capacidade de antecipar os movimentos dos colegas e servi-los na perfeição", aprecia o antigo guarda-redes do Farense, responsável pela mudança do agora guerreiro para lateral. "Bastante jovem, ainda com idade júnior, já se evidenciava bastante no último passe, no apontamento decisivo. Tinha chegado da formação como extremo-direito, coloquei-o a lateral e os outros que se seguiram também reforçaram essa aposta", expõe Ivo Soares, atual técnico do Ferreiras, naturalmente satisfeito pelo grau de evolução do seu antigo atleta. "Essa transformação veio das dificuldades de encontrar um lateral com pé esquerdo. Ele jogava na frente, mas já se mostrava um miúdo inteligente. Rapidamente se adaptou e, defensivamente, foi melhorando a bom ritmo também. Acho que gostou desde o início da posição", desvenda.
Seleção estará para breve
A magnitude dos desempenhos de Lelo, a importância acrescida que ganha em Braga, espremem-se facilmente, entre louvores dos avançados. Navarro exultou no final do jogo, apontando "uma temporada extraordinária ao colega", fazendo figas por "mais uma de muitas assistências". "Qualquer avançado gosta de ter um lateral com esta capacidade e eficácia no último terço, quer ao nível do esquema tático, quer de jogo corrido. Mas o que maravilha sempre é a sua capacidade de ler o movimento dos colegas", atesta Ivo Soares, ciente que há espaço para Lelo se desmarcar e ficar cara a cara com Roberto Martínez. "A Seleção tem um dos melhores do mundo no seu lugar, mas o Lelo tem qualidade suficiente para ser uma solução para o nosso selecionador. Acredito que uma estreia por Portugal está para breve! Já chamou a atenção, certamente, face ao que tem vindo a fazer neste Braga", conclui.