Com esta vitória, o Leixões soma agora 27 pontos, menos um do que a Oliveirense, e, por isso, parte para 2013 numa situação um pouco mais desafogada
Corpo do artigo
O Leixões venceu a Oliveirense por 3-0, em jogo referente à 20.ª jornada da II Liga, somado o quinto triunfo caseiro.
O resultado podia até ter sido mais dilatado se os avançados leixonenses tivessem aproveitado as várias ocasiões de golo que tiveram na parte final do encontro, quando a equipa visitante mostrou estar rendida e conformada com a derrota.
Com esta vitória, o Leixões soma agora 27 pontos, menos um do que a Oliveirense, e, por isso, parte para 2013 numa situação um pouco mais desafogada na tabela classificativa.
A primeira parte resumiu-se ao golo leixonense. Na esquerda, o central brasileiro Fábio Santos cruzou para a área visitante e a indecisão da defesa e do guarda-redes da Oliveirense fez o resto, permitindo que a bola seguisse diretamente para o fundo da sua baliza.
No segundo tempo, o Leixões cimentou a sua vantagem com mais dois golos. Malafaia marcou, aos 64 minutos, tendo-se limitado a desviar para a baliza um cruzamento de Steven, e Gonçalo Graça fez o resultado final, após cruzamento de Kizito, aos 83.
O Leixões fez do contra-ataque a sua principal arma. Marcou dois golos na segunda parte e falhou outros, por falta de pontaria, cerimónia a mais e algum deslumbramento com as facilidades defensivas que o adversário concedeu.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Oliveirense, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fábio Santos, 26 minutos.
2-0, Malafaia, 64
3-0, Gonçalo Graça, 83
Equipas:
Leixões: Rui Sacramento, Steven, Fábio Santos, Zé Pedro, Sequeira, Patrão (Moedas, 08), Gonçalo Graça, Luís Silva, Tsoumagkas (Malafaia, 61), Tiago Borges (Novais, 81) e Kizito. Suplentes: Matos, Nuno Silva, Calé, Malafaia, Mailo, Novais e Moedas.
Treinador: Pedro Correia.
Oliveirense: Mamadu, Hélder Silva (Vila Cova, 78), Diego, Banjai, Xico Silva, Diogo Santos, Ivan Santos (Carlitos, 57), Capela (João Paulo, 43), Rui Lima, Avto e Barry. Suplentes: João Pinho, Paulinho, Luís, Joca, Carlitos, Vila Cova e João Paulo).
Treinador: João de Deus.
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Santos (31), Luís Silva (42), Gonçalo Graça (45+2), Barry (55) e Diego (60).
Assistência: cerca de 1000 espetadores.