Nunca antes o Sporting atingira cem pontos na liga num ano civil e nem um FC Porto invicto em 2021 conseguiu melhor que o Sporting. Nos 39 jogos disputados na Liga Bwin, a equipa de Amorim sofreu apenas uma derrota, com o Benfica, no jogo imediatamente a seguir a celebrar o título que colocou fim ao jejum que vinha de 2002
Corpo do artigo
Entrámos em 2022 e o Sporting despediu-se de um 2021 inesquecível, desde logo porque foi no último ano que quebrou um longo jejum de conquistas no campeonato nacional que durava desde 2002. Um campeonato que se fosse jogado no ano civil o Sporting também teria ganho, depois de somar um recorde de 100 pontos nos 39 jogos realizados na Liga Bwin em 2021.
Este é, de resto, um sinal claro da força do leão que foi, inclusive, capaz de ficar à frente, por um ponto é certo, de um FC Porto que terminou o ano sem sofrer qualquer desaire para o campeonato. O Sporting de Amorim sofreu uma derrota (e antes deste ano apenas em duas ocasiões, 1947 e 1940, conseguira ter tão parco registo de derrotas), mas conseguiu 31 triunfos, contra 30 dos dragões, e ainda sete empates. Já o eterno rival Benfica acabou bem longe, com apenas 86 pontos no ano.
Para se ter melhor noção do feito da equipa leonina, basta dizer que as 31 vitórias obtidas lhe garantiram uma percentagem de sucesso de 79,48% e que apenas em duas anteriores ocasiões o Sporting conseguira fazer melhor em anos civis. Mas é preciso recuar aos gloriosos anos 40 do século passado e com menos jogos realizados: em 1947 os 25 triunfos em 27 partidas valeram 92,59% de triunfos; em 1940 o êxito foi de 84,21% em 19 partidas (16 ganhas).
A conquista do título foi o ponto mais alto do ano do leão, mas não foi a primeira nem a última conquista. A Taça da Liga foi o primeiro troféu erguido e a Supertaça o terceiro. E também aí, o Sporting saiu claramente por cima dos eternos rivais com um 3-0, sendo que o único troféu nacional que lhe faltou para o pleno, a Taça de Portugal, acabou por ser arrecadada pelo Braga.
De resto, contabilizando todos os jogos disputados em 2021, incluindo os europeus, o Sporting apresenta um registo superior ao de FC Porto e Benfica que, refira-se disputaram mais partidas. O leão terminou 2021 com 42 vitórias em 54 jogos, mais três triunfos que o FC Porto que fez 59 partidas e mais quatro vitórias que um Benfica que realizou 62 jogos.
A ambição de fazer melhor
Depois de tanto sucesso, alguns poderiam preferir a prudência e não criar demasiadas expectativas. Não é o caso de Rúben Amorim. Após o último jogo e vitória sobre o Portimonense, foi claro: "Espero que 2022 seja o melhor ano da minha carreira. É possível fazer melhor como equipa, melhorar na Taça de Portugal, fazer mais golos e melhorar em tudo."
Para já o leão lidera o campeonato a par do FC Porto, é a única equipa portuguesa ainda em todas as frentes e terá já este mês a oportunidade de defender a Taça da Liga: dia 26 joga as meias-finais com o Santa Clara.
Champions trouxe nova alegria
De regresso à Liga dos Campeões, um ano depois de falhar o acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Sporting de Rúben Amorim entrou com o pé esquerdo na prova perdendo os dois primeiros jogos: goleada caseira diante do Ajax (5-1) e desaire em Dortmund (1-0). Emendou depois o pé com três triunfos seguidos ante Besiktas (4-1 e 4-0) e Dortmund (3-1) e assegurou a qualificação para os oitavos de final - apesar da derrota em Amesterdão (4-2) no último jogo -, feito que o clube apenas alcançara antes por uma vez.
Rúben Amorim segue só com vitórias na Taça da Liga
Em 2021, Rúben Amorim conquistou a Taça da Liga em janeiro, o primeiro de três troféus ganhos pelos leões e, sensivelmente, um ano depois de ter ganho a prova pelo Braga. Esta tem sido, de resto, talismã para o técnico que juntou no ano que passou cinco vitórias pelos leões às duas que conseguira em 2020 pelos bracarenses. Cem por cento vitorioso vai novamente tentar levantar a taça este mês.
Três troféus 19 anos depois
A grande espera acabou a 11 de maio, após um triunfo sobre o Boavista, por 1-0, no Estádio José Alvalade, o Sporting e muitos milhares de adeptos, saíram às ruas a celebrar um título nacional que escapava desde 2002. A duas jornadas do final do campeonato, acabava o longo jejum. Este foi, sem dúvida, o título mais importante da época e ano passados, mas o sucesso começou a ser construído em maio com o triunfo na Taça da Liga e uma vitória sobre o Braga, na Cidade dos Arcebispos. No arranque da época, nova vitória sobre os guerreiros na Supertaça valeu a "tripleta", a terceira na história do clube verde e branco.
As duas anteriores tinham sucedido em 2002 e 1982 e ambas começaram com dobradinhas de campeonato e Taça, seguindo-se a Supertaça. Desta vez foi a Taça da Liga a compor as contas.
Na história do Sporting houve ainda outros oito anos em que a equipa de futebol conseguiu levantar dois troféus e nas quatro últimas ocasiões sem se sagrar campeão: em 2019 juntou a Taça da Liga à de Portugal e em 2015, 2008 e 2007 ergueu a Supertaça depois de vencer também a Taça da época anterior.
Entre troféus nacionais e internacional o Sporting chegou aos 53: 19 ligas, 17 Taças, 9 Supertaças, 3 Taças da Liga, 4 Campeonato de Portugal e uma Taça dos Vencedores das Taças.