Layún fala da saída do FC Porto e de uma conversa com Conceição: "É cem por cento correto"
ENTREVISTA, PARTE II - Layún revela a conversa franca e aberta que teve com o treinador em janeiro de 2018, quando pediu para sair por sentir que era segunda escolha no Dragão, atrás de Alex Telles
Corpo do artigo
Layún pediu para sair do FC Porto no início de 2018, depois de perceber que era segunda opção de Sérgio Conceição, que preferiu apostar em Alex Telles. O divórcio, porém, foi amigável e o lateral faz questão de dizer que todos no clube se portaram bem no processo, revelando até a conversa que teve com o treinador, que o tentou convencer a continuar no Dragão.
O Layún ainda chegou a trabalhar com o Sérgio Conceição durante meia época. Que memórias guarda do treinador?
-Tenho muito prazer em falar dele, apesar de não ter jogado os minutos que gostaria quando ele era o míster. É uma pessoa que fala na frente e não nas costas de ninguém e respeito isso. Qualquer um pode tomar as suas decisões e temos de as respeitar. Quando uma pessoa é cem por cento correta nas coisas que faz e diz, isso é o melhor que pode acontecer. Tenho boas recordações dele. Como treinador é de topo, tem grandes condições, conhece muito bem o futebol, sabe perfeitamente o que quer da equipa. E trabalha muito bem. Como disse, não pude jogar o tempo que queria para continuar a mostrar a minha qualidade no clube, mas não tenho nada a apontar.
Falou consigo aquando da saída?
-Fui falar com ele e ele foi muito correto. Disse-me: "Miguel, gostava que continuasses cá, para mim é uma garantia ter um jogador no banco como tu. É muito bom para a equipa, trabalhas muito bem"... Falou tudo direitinho e eu fiz o mesmo. Disse-lhe: "Míster, para mim, ficar no banco não é bom porque tenho oportunidades de sair para jogar em equipas muito boas e gostava de aproveitar". Se a minha situação fosse diferente no FC Porto, se estivesse a jogar, tinha ficado. Para estar no banco... Agradeci a confiança que ele tinha em mim e ele entendeu que era o melhor para a minha carreira. Aceitou bem e acertámos as coisas para sair da melhor maneira. Isso também ajuda a que tenha sempre boas recordações do clube. Foi sempre tudo tratado direitinho, ninguém escondeu nada.
Quer aproveitar para deixar uma mensagem aos portistas?
-Antes de mais agradecer pelo carinho que me deram e a todos que fizeram e fazem parte do FC Porto. Sabemos que são muito importantes para nós. Por vezes, o adepto pensa que não pensamos neles e que não têm um papel a desempenhar no nosso jogo, mas é exatamente o contrário. O apoio deles é fundamental. Convido-os a continuarem sempre assim, a fazer parte do clube mais importante de Portugal e em maio festejamos juntos o título.
14732999