Defesa é o reforço com posicionamento mais destacado no onze. Impacto no Minho garantiu-lhe, ontem, a titularidade na seleção
Corpo do artigo
Leia também Sporting vence FC Porto no prolongamento e conquista Supertaça de hóquei
Lagerbielke já se impôs em Braga como um defesa imprescindível para Carlos Vicens, sendo o jogador de campo com maior taxa de utilização nos 16 jogos oficiais da temporada. Com 1115 minutos, superioriza-se a Gorby, Lelo e Moutinho, ficando apenas atrás do guarda-redes Hornicek. O investimento de 2,5 milhões neste defesa-central junto do Celtic tem valido a pena, provando o sueco estar em crescimento, depois dos bons números registados no empréstimo ao Twente, dos Países Baixos, na temporada transata.
O defesa, de 25 anos, foi aposta firme do técnico espanhol no mercado, estando a equipa a colher frutos da sua rápida adaptação e do perfil maleável na estrutura defensiva, com dois ou três centrais, ficando ele como unidade mais presente sobre a direita. Lagerbielke acautela bem o seu rótulo, até ver, de indiscutível. Sobressai pelos processos simples, firmeza no posto, fácil distribuição de jogo, agilidade nas ligações, além da potência nos duelos defensivos e ofensivos, extraindo-se a sua utilidade na subida à área em Alvalade, em que acabou puxado por Hjulmand, num penálti que rendeu precioso ponto aos arsenalistas.
Regular no rendimento, consistente no coletivo exercício defensivo, o sueco pontua a sua importância e imponência a cada jogo, conseguindo ver o seu bom trabalho em Portugal exportado para a Suécia, ganhando, ontem, pela primeira vez, a titularidade num jogo oficial da seleção, após ter somado, antes, três internacionalizações em particulares. Bebendo confiança de um ótimo rendimento em Braga - deixou os adeptos do Celtic boquiabertos em Glasgow pela venda feita - Lagerbielke foi aposta titular de Jon Dahl Tomasson, mas sem o resultado desejado: perdeu em casa com a Suíça (2-0).
Grande estudioso sobre os melhores mecanismos de ferir rivais nas bolas paradas, Carlos Vicens tem em Lagerbielke uma verdadeira bandeira dessas intenções, defensivas e ofensivas, sendo o sueco afirmativo a impor-se fisicamente, bem como a vencer marcadores diretos quando é procurado para ganhar a primeira bola de cabeça e servir alguém bem colocado no coração da área.