Sporting vence FC Porto no prolongamento e conquista Supertaça de hóquei

Sporting conquistou a Supertaça pela terceira vez
Lusa
Jogo no Multiusos de Odivelas realizado neste sábado
Terceira conquista do Sporting
O Sporting conquistou pela terceira vez a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, em jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Os dragões, bicampeões nacionais em título, chegaram ao intervalo a vencer por 3-2, com golos de Ezequiel Mena (10 minutos) e Hélder Nunes (13' e 16'), enquanto para o Sporting, detentor da Taça de Portugal e recentemente coroado campeão do mundo de clubes, marcaram Alessandro Verona (16') e Facundo Navarro (18').
Na segunda parte, Facundo Navarro bisou na partida, aos 47 minutos e restabeleceu o empate, levando o jogo para prolongamento, fase em que completou o "hat-trick", com um tento decisivo aos 52'.
Com este triunfo, o Sporting, que tinha vencido a Supertaça pela última vez em 2015, chega ao terceiro título, longe do recordista FC Porto, que continua com 23, enquanto o Benfica tem nove e o Óquei de Barcelos cinco.
Sporting vence a Supertaça
Termina o jogo. Leões derrotaram o FC Porto, por 4-3, após prolongamento.
Recomeça o jogo
FC Porto tem cinco minutos para evitar a derrota.
Acaba a primeira parte do prolongamento
Sporting a vencer por 4-3.
Grande penalidade para o Sporting
Navarro atira ao lado.
Sporting na frente
Navarro marca o terceiro da conta pessoal e faz o 4-3 para o Sporting. 3.25m para o final da primeira parte do prolongamento.
Segue-se o prolongamento
Empate a três golos no tempo regulamentar.
Empata o Sporting
Navarro bisa e faz o 3-3, quando faltam 3.14m para o final.
Nolito desperdiça
Nolito falha uma soberana oportunidade para fazer o 3-3.
FC Porto atinge a 10.ª falta
Livre direto para o Sporting.
Faltas
Nove para o FC Porto e sete para o Sporting. 10.30m para o final.
Resultado mantém-se
Sporting procura chegar ao empate, mas ainda sem efeitos práticos.
Segunda parte
Recomeçou o clássico.
Intervalo
FC Porto vai para o descanso na frente do marcador: 3-2.
Grande penalidade
4.12m para o intervalo: Gonçalo Alves desperdiça.
Faltas
Cinco para o FC Porto e uma para o Sporting a 5.45m do descanso.
Jogo empolgante: marca o Sporting
Navarro reduz para 3-2 a 7.46m do intervalo.
Hélder Nunes bisa
Está feito o 3-1 para o FC Porto. 9.01m para o intervalo.
Reduz o Sporting
Alessandro Verona marca para os leões. 9.33m para o intervalo.
FC Porto aumenta a vantagem
Hélder Nunes faz o 2-0 para os dragões. 12.26m para o intervalo.
Golo do FC Porto
Ezequiel Mena coloca os dragões na frente, a 15.10m do final da primeira parte.
Primeiros cinco minutos
Mantém-se o nulo no marcador.
Começa o jogo
Já se joga em Odivelas.
Cincos iniciais
FC Porto: Xavi Malián, Telmo Pinto, Edu Lamas, Ezequiel Mena e Carlo di Benedetto.
Sporting: Xano Edo, Rafa Bessa, Alessandro Verona, Facu Navarro e Nolito.
Edo Bosch, treinador do Sporting
"Vão estar frente a frente duas grandíssimas equipas, com grandes individualidades, muito bem preparadas e onde o pormenor faz a diferença. Estudamo-nos muito uns aos outros, analisamos muito o adversário e não há muito a revelar. Espero que os atletas desfrutem, se divirtam e seja um grande jogo. Estivemos na Argentina, a viagem foi longa, chegámos cansados, mas felizes. Recuperámos muito bem e vamos estar na máxima força para defrontar o nosso rival. Claro que é muito mais fácil trabalhar sobre vitórias, os atletas ganharam e celebraram, mas depois foi concentração total a pensar neste jogo. Temos fome de títulos, estamos preparados e queremos muito conquistar esta prova."
Paulo Freitas, treinador do FC Porto
"Antes de mais endereçar os parabéns ao Edo e ao Sporting pelos títulos recentemente conquistados. Em relação a este jogo, creio que não há grandes segredos que possam fazer a diferença: vão estar frente a frente duas grandes equipas, com grandes jogadores, que se estudam muito uma à outra e, normalmente, neste tipo de jogos um pormenor fará a diferença para uma ou para a outra equipa. Sabemos que representamos um grande clube, uma grande instituição e estamos desejosos de vencer para dar alegrias aos adeptos. O Edo dizia que chegaram felizes com a vitória no Mundial de Clubes, eu digo que somos felizes e trabalhamos felizes todos os dias porque estamos num grande clube. Estamos aqui para competir que nem animais, no bom sentido, pelo que vamos lutar até à última gota de suor pela vitória."
Supertaça em Odivelas
FC Porto e Sporting discutem hoje (12h00, RTP2) a Supertaça António Livramento, no Multiusos de Odivelas, jogo que Hélder Nunes considera "ainda mais importante, por haver um título em disputa", enquanto Rafael Bessa recorre ao alento dos leões, ante a possibilidade de "poderem conquistar dois títulos numa semana".
O avançado sportinguista sabe que o "FC Porto vai tentar explorar o cansaço e temos de saber contrariá-lo", referiu, aludindo ao triunfo no Mundial de Clubes, na Argentina. O capitão portista prefere lembrar que "está à vista de todos a qualidade do rival" e avisou que "se fizermos as coisas bem, é difícil derrotarem-nos". Bessa lembrou o triunfo (2-1) na Elite Cup: "A memória ainda está fresca as dinâmicas para o jogo também".

