Treinador e Rui Costa não perdoam declarações críticas do médio
Corpo do artigo
Roger Schmidt assumiu não ter lido neste sábado a entrevista concedida por Kokçu ao jornal “De Telegraaf”, em que criticou de forma explícita o treinador encarnado, e que o iria fazer depois da conferência de Imprensa. A reação não demorou e o técnico, com acordo total do presidente Rui Costa e da estrutura que gere o futebol benfiquista, estão já a responder às ondas de choque. Como primeira medida, o médio turco foi riscado dos convocados quando se apresentou na concentração e não seguiu viagem este domingo para Rio Maior, cidade onde joga o Casa Pia, sem qualquer informação oficial da parte do Benfica.
O camisola 10, entre outras considerações, afirmou que o treinador não o valoriza, criticou as substituições de que foi alvo e a passagem pelo banco de suplentes em alguns jogos e, sobretudo, a opção tática que o obriga a desempenhar inúmeras tarefas, nomeadamente defensivas. “Schmidt dá-me todo o tipo de tarefas. E isso é algo que não é necessário caso queiras tirar partido das minhas qualidades. Arranjo soluções em campo por mim mesmo, penso mais à frente e sou conhecido pelos passes progressivos. Posso fazer muito mais no Benfica, e a minha frustração pode estar relacionada com isso”, afirmou Kokçu.
Kokçu ficou mesmo de fora da convocatória, antes da paragem para compromissos das seleções, voltando o campeonato dentro de duas semanas. Este período será aproveitado pela cúpula da SAD para determinar, em definitivo, a extensão do castigo que será aplicado ao jogador, não apenas pela entrevista que concedeu sem estar autorizado, mas também pelo seu conteúdo muito crítico.
O jogador de 23 anos deverá ser mesmo multado, embora isso implique um processo disciplinar interno, mas o afastamento dos relvados poderá ser mais prolongado. Certo é que Rui Costa e seus pares tentarão perceber qual será a melhor solução para também não desvalorizar um ativo que implicou um investimento total de 29,4 milhões de euros, fazendo do internacional turco a contratação mais cara da história do Benfica e do futebol português.