Treinador considera que o médio não atingiu o nível por si esperado
Corpo do artigo
Contratação mais dispendiosa da história do futebol português, com um custo inicial de 25 milhões de euros, Kokçu chegou à Luz e não se afirmou totalmente. Pelo menos, não o suficiente na avaliação que Roger Schmidt faz do desempenho individual dos seus jogadores ao longo da temporada, ao ponto de considerar que o nível do camisola 10 terá de trepar até à altitude inerente ao elevado investimento feito pela SAD no jogador.
O reforço só alinhou nos últimos jogos na posição 10, que acredita ser a melhor para as suas características, mas poderá fazê-lo na próxima época, aproveitando a vaga aberta pela saída de Rafa.
O internacional turco, com dificuldades posicionais e de ligação ao coletivo, além de problemas numa adaptação completa ao futebol da equipa, não subiu ao patamar que o treinador alemão admitia possível pelo conhecimento que tinha do seu rendimento ao serviço do Feyenoord e que o levou a “exigir” a sua contratação para a Luz. Pelo meio, entrelaçou-se na teia da época a insatisfação revelada pelo próprio Kokçu pela posição ocupada no terreno e demasiadas amarras táticas colocadas por Roger Schmidt.
Subida: marcou quatro golos a fazer de Rafa de um total de seis na temporada
O técnico das águias, vinculado por mais dois anos e que ainda está nos planos da SAD para iniciar 2024/25, não ficou melindrado com as palavras do jogador, mas algo desiludido com o seu rendimento, confiando que o mesmo será superlativo na nova época, sobretudo tendo em conta que Kokçu tem reservado o lugar da frente no arranque para a conquista da posição que tem sido ocupada esta época, na grande maioria dos jogos, por Rafa. O dianteiro português já se despediu do Estádio da Luz e irá deixar o Benfica no final da temporada, estando o turco nos planos do treinador alemão para agarrar a titularidade e apresentar-se a um nível condizente com a aposta que o clube e Schmidt fizeram nele.
Passes: fez duas assistências a jogar mais adiantado e nove como médio ou extremo
Na prática, e olhando para o seu currículo da temporada, Kokçu até inscreveu nele seis golos e 11 assistências, mas a parte mais letal destas estatísticas só começou a avolumar-se quando o camisola 10 começou a atuar precisamente na posição de Rafa. Isto aconteceu na receção ao Portimonense, a 25 de... fevereiro. O turco respondeu com duas assistências e afinou a pontaria nos jogos seguintes. Marcou, nesta posição, a Estoril, Moreirense, Farense e Arouca, não tendo entrado na ficha apenas diante de Sporting e Famalicão.
Kokçu foi lançado em 42 jogos, mas apenas fez 32 de início. Nestes, atuou em sete como segundo avançado, depois de ter sido médio e extremo
Até subir no terreno, Kokçu arrancou como segundo médio, sobretudo em dupla com João Neves, mas também passou pelo flanco esquerdo. Mesmo com exibições descoloridas, marcou dois golos e ofereceu nove, números que Schmidt espera ver aumentados em 2024/25.
Dados
Uma compra recordista
Kokçu foi contratado ao Feyenoord, tendo o Benfica sido obrigado a abrir o cofre para pagar 25 milhões de euros, que são recorde em Portugal
Cortou nos minutos
O camisola 10 dos encarnados havia sido lançado em 3958 minutos na época anterior. Ficará distante na atual, pois soma apenas 2628
Golos com corte a meio
A última temporada foi a melhor do internacional turco no que respeita a golos. Apontou 12 em 46 jogos, “bolo” que cortou para metade de águia ao peito
Médio tem “potencial claríssimo”
Ultrapassadas as ondas de choque resultantes da entrevista que Kokçu deu a criticar as opções de Roger Schmidt, que lhe valeram um jogo de “castigo” (Casa Pia) e vários no banco, os dois acertaram agulhas e o turco passou a ser, progressivamente, opção. Voltou a ser titular na receção ao Moreirense, precisamente um mês depois de ter soltado a sua frustração, alinhou como... 10 e até marcou. No final do jogo, o técnico enumerou as opções que tem para o miolo e destacou o bom desempenho de Rafa a segundo avançado. “Neste momento, não é fácil entrar no onze, mas ele [Kokçu] tem esse potencial, é claríssimo”, atirou o alemão.