Ex-jogador do Benfica apontou o golo que deu a segunda vitória na prova ao Beira-Mar e o tira da última posição.
Corpo do artigo
Um golo de Javier Balboa nos minutos finais da partida garantiu ao Beira-Mar a vitória sobre o Gil Vicente e tirou os aveirenses do último lugar. Com este triunfo em Barcelos, o Beira-Mar soma os mesmos 10 pontos do adversário de hoje e do Olhanense, que mais tarde visita o recinto do Vitória de Guimarães, e ultrapassou Moreirense e Académica, que recebe o Braga na segunda-feira.
Balboa ofereceu a vitória aos aveirenses, aos 86 minutos, depois de Serginho ter inaugurado o marcador para os visitantes, aos 20, e de o defesa central Cláudio ter empatado, aos 61, na marcação de uma grande penalidade.
O Gil Vicente assumiu domínio da partida desde o início mas encontrou um adversário bem organizado defensivamente e que criou imensas dificuldades. Os aveirenses, com uma atitude algo expectante, poucas vezes desciam à área contrária, mas numa delas, aos 20 minutos, Serginho aproveitou um desentendimento de João Pedro e Cláudio para inaugurar o marcador. Os gilistas acusaram este golo e passaram por uma fase de grande intranquilidade, o que permitiu que o adversário se acercasse com mais frequência da área do Gil Vicente.Aos 33 minutos, os aveirenses tiveram mesmo uma excelente oportunidade de aumentar a vantagem mas Balboa, desmarcado na frente de Adriano Facchini, rematou por cima.
Na segunda parte, a formação barcelense intensificou as suas ações ofensivas na tentativa de modificar o marcador. Mas, foi o Beira-Mar que voltou a criar perigo, aos 53 e 57 minutos, quando Balboa e Serginho, respetivamente, obrigaram a intervenções atentas de Adriano Facchini. A igualdade acabou por ocorrer aos 61 minutos, por Cláudio, que concretizou uma grande penalidade, que castigou o derrube na área de Jaime a Luís Carlos.
Moralizado pelo empate, o Gil Vicente tentou concretizar a reviravolta, mas foi Nildo, em contra-ataque, que voltou a assustar Facchini. Pouco depois, o internacional da Guiné Equatorial Javier Balboa foi mais eficaz e conseguiu concluir uma jogada de ataque rápido, que também tinha iniciado, para assegurar o segundo triunfo dos aveirenses na prova.
Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.
Gil Vicente -- Beira-Mar, 1-2.
Ao intervalo: 0 - 1
Marcadores:
0-1, Serginho, 20 minutos.
1-1, Cláudio, 61 (grande penalidade).
1-2, Balboa, 86.
Equipas:
Gil Vicente: Adriano Facchini, Éder, Halisson (André Cunha, 46), Cláudio, João Pedro (Ramazotti, 88), Pek's, César Peixoto, Pio, Pedro Pereira (Rafael Silva, 81), Yero e Luís Carlos.
Suplentes: Lúcio, Bruno Pinheiro, Sandro, André Cunha, Rafael Silva, Paulo Arantes e Ramazotti.
Treinador: Paulo Alves.
Beira-Mar: Rui Rego, Pedro Moreira, Jaime, Sasso, Joãozinho (Bura, 90), Dias, Fleurival, Nildo, Serginho (Filipe Desco, 67), Balboa e Rafael Batatinha (André Sousa, 79).
(Suplentes: Jonas, Bura, Tiago Cintra, Nuno Lopes, Hélder Lopes, Filipe Desco e André Sousa.
Treinador: Ulisses Morais.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Joãozinho (10), João Pedro (43), Jaime (60), Pek's (78) e Rui Rego (90+2).
Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.