Transferência do central neerlandês para o Lyon, por cerca de 5 M€, é a maior venda dos gansos
Corpo do artigo
Já está tudo acertado entre o Casa Pia e o Lyon para a transferência de Ruben Kluivert, que deixou na quinta-feira o estágio da equipa no Algarve para rumar a França. Depois de ter visto recusada uma primeira proposta na ordem dos três milhões de euros, o emblema gaulês, treinado por Paulo Fonseca, fez nova investida e ofereceu um valor a rondar os cinco milhões, que é a cláusula de rescisão do central. Desta vez, os responsáveis do clube de Pina Manique aceitaram a oferta e ainda asseguraram 15 por cento numa futura transferência.
O defesa, de 24 anos, deixou Pina Manique após uma época em que realizou 24 jogos, 16 como titular. Apontou um golo com a camisola casapiana na vitória caseira sobre o Nacional (1-0).
A proposta era praticamente irrecusável para o emblema lisboeta, ou não tivesse permitido o maior encaixe financeiro de sempre. O valor pago pelo defesa neerlandês, de 24 anos, supera a transferência de Nuno Moreira, que se mudou em fevereiro para o Vasco da Gama (Brasil), por 3,5 milhões de euros.
Filho do antigo avançado Patrick Kluivert, Ruben Kluivert chegou ao Casa Pia no verão passado, proveniente do Dordrecht (Países Baixos). Na altura, custou 150 mil euros e, passado uma época em que fez 24 jogos, viu o seu valor de mercado multiplicar quase 34 vezes.
Nuno Moreira tinha sido a maior venda do clube: custou 3,5 M€ ao Vasco da Gama
Questionado sobre o negócio, João Pereira não confirmou a saída, mas lembrou a evolução do central. “É um jogador que foi comprado por 150 mil euros e, atualmente, está a ser falado por cinco milhões de euros. É mérito do trabalho coletivo do departamento de scouting, que o identificou, do próprio Ruben Kluivert, da equipa, que o ajudou, e da equipa técnica e staff, que também o ajudaram a ser cada vez melhor”, elogiou o treinador do Casa Pia.
Já o futuro treinador de Kluivert, Paulo Fonseca, disse na quarta-feira esperar que o neerlandês tenha um papel importante no plantel. “ É um defesa rápido e encaixa-se no estilo de jogo que queremos implementar”, vincou o técnico do Lyon.