"Kim está preparado para um clube grande. Seria perfeito crescer ao lado de Pepe"
José Morais, treinador português campeão na Coreia do Sul, traça o perfil de Kim Min-jae, central que o FC Porto está a tentar contratar.
Corpo do artigo
Fábio Cardoso foi contratado ao Santa Clara, mas Sérgio Conceição ainda espera receber mais um reforço para o eixo da defesa e o eleito é Kim Min-jae, central sul-coreano de 24 anos que atua no Beijing Guoan.
José Morais destaca a velocidade e a qualidade técnica do "gigante" sul-coreano, mas diz que ainda tem de melhorar na hora da decisão quando sai com a bola controlada. Algo em que Pepe poderia ajudar...
Antes de se mudar para a China esteve no Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, clube que seria orientado por José Morais na época seguinte à saída do defesa. O JOGO convidou o técnico a explicar quem é este internacional sul-coreano que está no radar dos portistas. Apesar de não o ter treinado, José Morais conhece bem Kim Min-jae, acompanhou a sua evolução nos últimos anos e não tem dúvidas de que seria uma boa aquisição para o FC Porto, ainda que o plantel de Conceição tenha, neste momento, jogadores a mais para a posição.
Pode apresentar-nos o Kim Min-jae?
-Não trabalhei com ele diretamente, porque foi para a China, mas joguei contra ele. Mas já sabia que ia para a equipa antes de o campeonato terminar e fui acompanhado a evolução. Nos dois anos em que estive na Coreia do Sul acompanhei-o não só no Beijing Guaon, que defrontámos na Liga dos Campeões, como na seleção.
E que pode dizer sobre as suas características?
-Neste momento, é o melhor central da Coreia do Sul, um jovem com uma margem de progressão muito grande, é muito rápido para a compleição física que tem, que é forte. No jogo aéreo é fortíssimo e tem uma particularidade: tem muita qualidade técnica. Tem ainda margem de progressão grande, é o tipo de jogador que pode evoluir.
Sendo um central jovem, em que aspetos ainda tem de melhorar?
-Acredito que pode tornar-se num jogador ainda mais forte. Para isso, precisa de melhorar a decisão, mais concretamente a capacidade de decisão na saída de bola. E a qualidade individual tática.
Estamos a falar de um jogador formado na Coreia do Sul e que atua na China. A nível tático precisa de muito trabalho?
-Tem margem de progressão. É internacional e dos melhores da seleção coreana, que na Ásia é das melhores que há. Tem qualidade, mas sabemos que os jogadores podem todos evoluir e acho que ele em termos de qualidade tática individual tem margem de progressão porque ninguém é perfeito. É um jogador jovem, com capacidade de aprendizagem elevada, tem interesse em progredir, um jogador muito positivo. Pela experiência que passou na China já tem capacidade de se adaptar a grupos novos.
Sente-o, portanto, preparado para jogar num clube com a dimensão do FC Porto?
-Acredito que está preparado para um clube de dimensão grande. Não sei se o FC Porto vai perder algum dos centrais que tem neste momento... Mas o FC Porto tem uma coisa especial, que é o Pepe. Ele tem uma experiência inigualável e que torna sempre muito mais fácil jogar-se ao lado dele. Seria perfeito para o Kim Min-jae poder crescer ao lado dele, seria extraordinário porque tem uma enorme capacidade para aprender, para assimilar as coisas rapidamente. Ele tem mercado em todo o lado neste momento: Inglaterra, Alemanha... É dos mais internacionais da Coreia e com maior projeção.