Jota Pereira cumpriu dois sonhos: a estreia pelo Vitória e a viagem de regresso no cockpit
Estreia absoluta do extremo que além do futebol tem a paixão pelos aviões deu direito a apreciar o voo de regresso da Hungria no cockpit. Surpresa na convocatória para o nulo que selou a passagem à próxima ronda da Conference League, Jota Pereira juntou-se ao médio Dani Silva (estreia como titular) nas jovens apostas de Budapeste.
Corpo do artigo
Na história da qualificação do Vitória para a terceira pré-eliminatória da Conference League, com um nulo em Felcsut, na Hungria, depois de um triunfo confortável (3-0) sobre o Puskás Akadémia, houve margem para explorar o lado romântico do futebol vivido à moda de Guimarães: Moreno chamou para a convocatória e fez entrar no último quarto de hora Jota Pereira, atacante, 20 anos criados na academia.
De início jogou outro jovem que o treinador chamado a suceder a Pepa, em plena pré-temporada, conhece bem dos bês, Dani Silva. Um foi surpresa na convocatória, o outro no onze, onde surgiu como solução para compor um meio-campo privado de André Almeida e de Janvier.
O treinador com quem trabalhara nos bês e de quem se despedira para integrar o plantel principal sem imaginar que o reencontro estava para breve empurrou-o para a estreia a titular, na terceira presença na equipa principal (lançado por Pepa no Bessa, num clássico da segunda volta da época passada que acabou empatado, 1-1, entrou a sete minutos do fim do jogo da primeira mão com os húngaros), numa noite inesquecível para Jota Pereira.
A estreia representou "o sonho de menino." Resumiu-a assim na rede social Instagram, onde choveram felicitações pelo momento simbólico da descolagem da carreira ao mais alto nível - a metáfora aeronáutica não surge aqui por acaso. O Vitória costuma partilhar no site as histórias dos miúdos da formação. Há uns meses, Jota Pereira, então em alta a marcar nos bês, falou de uma outra paixão que o futebol deixou em segundo plano.
"Gosto de aviões, de alturas. Tinha o sonho de pilotar aviões e quem sabe se um dia não realizo este desejo. Para já, estou quietinho e foco-me no meu maior objetivo, que é chegar à equipa A", contou. Na manhã seguinte à estreia nos AA, o Vitória instalou-o no cockpit e aí pôde ver-se Jota Pereira, sorridente, na descolagem, agora no sentido literal, no voo de regresso da Hungria para preparar a etapa seguinte no caminho para a fase de grupos da Conference League.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2022/07/video_770177537503_20220730120816/hls/video.m3u8