
Josué e Pedro Henriques no jogo com o Benfica, defendem a baliza do V.Guimarães de Pizzi
Miguel Angelo Pereira
Ao cabo de 15 jornadas, Pedro Martins é o único treinador da I Liga que ainda não fez alterações no eixo da defesa. Dupla arrancou há precisamente um ano
O poder de fogo proporcionado por jogadores como Marega, Soares, Hurtado, Hernâni ou Raphinha é a imagem de marca deste V. Guimarães, mas a defesa também se tem destacado, sobretudo pela regularidade.
Josué e Pedro Henrique, juntamente com Douglas, são os totalistas dos minhotos no campeonato e formam uma dupla sem paralelo na prova. Decorridas 15 jornadas, não há outra equipa, além do V. Guimarães, que só tenha utilizado uma dupla de centrais na I Liga.
Os minhotos repartiam, até há pouco tempo, esse registo com o Sporting, mas a lesão sofrida por Rúben Semedo quebrou a dupla com Coates e precipitou a entrada de Douglas. O FC Porto também jogou quase sempre com a mesma dupla: Felipe/Marcano.
A exceção aconteceu na quinta jornada, em Tondela, quando Nuno Espírito Santo poupou Marcano e lançou Boly. Por sua vez, Pedro Martins nunca mudou no campeonato e ainda não foi forçado a fazê-lo, o que também merece destaque num sector sempre muito sujeito a castigos: amarelado em Arouca, Josué está em risco de exclusão, enquanto Pedro Henrique tem a folha disciplinar completamente limpa.
