Novo treinador do FC Porto já leva mais de quatro centenas de jogos enquanto técnico principal, dos quais quase metade se contam por vitórias.
Corpo do artigo
José Peseiro terá, no FC Porto, um dos grandes testes da carreira. Uma carreira, aliás, que se tem pautado por golos. Muitos golos.
Nos 423 jogos oficiais que conta como treinador principal (onde se incluem amigáveis de seleções), Peseiro alcançou 197 vitórias, que equivalem a uma percentagem de 47 por cento. Quase metade dos jogos disputados. 110 empates traduzem-se em 26 por cento e 116 derrotas representam 27 por cento.
Ao técnico, de 55 anos, é reconhecida a capacidade de colocar as equipas que orienta a praticar um tipo de futebol marcadamente ofensivo. E a verdade é que a estatística não engana:
São 662 golos marcados - média de 1,57 por jogo - contra 496 sofridos, que equivalem a 1,17 por cada partida.
[destaque:4987563]
No Egito, onde estava antes de aceitar a proposta dos dragões, o nome de Peseiro nunca foi consensual entre os adeptos do Al-Ahly: em 12 partidas, somou oito vitórias, dois empates e duas derrotas, resultados que deixaram o clube no terceiro lugar da tabela da Liga local ao fim de 14 jornadas.
Agora, José Peseiro vai encontrar uma equipa que, em 29 partidas, leva 66 por cento de vitórias e detém uma média de 1,79 golos marcados por jogo, e apenas 0,76 sofridos.