
José Mourinho
Miguel Pereira
Declarações de José Mourinho após o Moreirense-Benfica (0-4), jogo da 14.ª jornada da I Liga
Leia também Cristiano Ronaldo prepara-se para ser proprietário do Al Nassr
Pressão alta foi decisiva para este triunfo? "Gostei muito de tudo: do resultado, da consistência, de termos diferentes jogos no mesmo jogo - a primeira parte foi uma coisa, a segunda foi outra -, gostei da seriedade, dos níveis de concentração - na segunda parte, a ganhar 1-0 com um adversário bom, gostei da arrogância da equipa em querer fechar o jogo e não o deixar aberto. Gostei de muitas exibições individuais, mas fundamentalmente da solidez e da tranquilidade. Parece que foi uma vitória sem esforço, que aconteceu naturalmente, mas isso é mentira, foi com muito esforço, principalmente depois de quarta-feira, com pouco tempo para recuperar, uma viagem... foram bravos. Pena que não lhes possa dar um [dia] livre porque quarta-feira há jogo, mas foi uma muito boa tripla jornada, apesar de não termos ganho ao Sporting: Sporting, Nápoles e Moreirense".
É este o Benfica que Mourinho quer, camaleão na forma como se adapta a cada adversário? "É, procuro isso mesmo. Somos uma equipa que vive mais do que a contribuição individual que qualquer jogador possa dar. Quando funcionamos como equipa, somos obviamente mais fortes. Falei destes três jogos, mas podia incluir o jogo do Nacional, em que a equipa foi muito forte durante todo o jogo. Não fez golos e cometeu um erro no golo sofrido, mas foi boa equipa e está em crescendo. Os jogadores sentem-se confortáveis, escondemos as nossas limitações com outro tipo de qualidades e organização. Desde que perdemos o Lukebakio, o nosso ala mais incisivo, mais 'um contra um', tivemos de mudar o 'chip' e eu disse na altura que não vale a pena chorar, que tínhamos de pensar de outra maneira e a equipa vai crescendo. Estou contente com o perfil que demos a este jogo, que era muito difícil".
O Benfica está na melhor fase da época? E os adeptos apoiaram do início ao fim: "A história repete-se, desde que voltei, fiz [deslocações ao] Aves SAD, V. Guimarães, Nacional, Moreirense, Chaves, FC Porto, sempre igual. É agora vamos ao Sul pela primeira vez e provavelmente em Faro será a mesma coisa, é o Benfica, mas acho que é uma boa fase. Como conversámos agora no balneário, temos de continuar. Era uma final contra o Nápoles, era uma final hoje e será uma final em Faro, porque se perderes estás fora, é seguir melhorando".

