José Mourinho diz que Sidny Cabral vai para o banco e deverá jogar contra o Estoril

José Mourinho
SL Benfica
José Mourinho, treinador do Benfica, fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o Estoril, relativo à 17.ª jornada da I Liga e marcado para as 18h00 de sábado, no Estádio da Luz
Importância de começar o ano com o pé direito? "A importância é a de sempre. O objetivo é ganhar todos os jogos, quando não se consegue isso é negativo para nós. O Estoril é uma boa equipa, já os vi ao vivo, para além do trabalho que fazemos de análise. É uma equipa difícil, que joga bem, tem um futebol muito interessante, para não elogiar mais do que isso, mas podia elogiar aida mais. É uma equipa que, como todas as que não jogam competições europeias, tem a cada semana uma semana limpa de trabalho. Com um bom treinador, como o Ian Cathro, tem semanas de progressão na qualidade e dinâmica da equipa. É uma equipa tranquila na classificação, não precisa de olhar para trás, não tem medo do que vem atrás. E não tem obrigação de olhar para cima. É uma equipa que não tem nada a perder. Seguramente quererá fazer um grande jogo contra nós e, se possível, um bom resultado."
Janeiro é um mês com muitos jogos para o Benfica. Como está a preparar o que aí vem? "Para o Benfica é ainda mais difícil do que para todos os outros. As equipas que jogam um jogo por semana têm vantagens a todos os níveis, trabalham mais e não acumulam fadiga. Das que estão nas competições europeias, nós somos os que estamos em pior situação em janeiro. FC Porto e Braga qualificaram-se facilmente, com mérito, para a fase seguinte da Liga Europa. Sporting também já está classificado com mérito. O Benfica tem dois jogos decisivos e um calendário maravilhoso na Liga dos Campeões. Depois de Chelsea, Newcastle e companhia, vem Real Madrid e Juventus. Acumulando com os jogos do campeonato, com Taça da Liga e Taça de Portugal... é difícil. Há equipas que têm plantéis que lhes permitem mudar muitos jogadores de jogo para jogo, que permite controlar melhor os níveis de fadiga. No nosso caso, muitas alterações significam um decréscimo lógico no rendimento da equipa. Temos que pensar jogo a jogo. Se vou fazer contra o Estoril um pré-Braga? Não. Não posso fazer isso. Tenho de jogar contra o Estoril, esquecendo que jogamos com o Braga na quarta-feira. Temos de ir jogo a jogo."
Sidny Cabral vai ser opção? "Vai estar no banco. Não penso que tenha condições para começar de início, seja fisicamente, porque não treinava há muito tempo com o Estrela da Amadora, devido à transferência, seja porque só esteve aqui três dias e é pouco para aprender a jogar connosco. Mas está no banco e é uma solução boa, porque pode jogar em diferentes posições. É um miúdo tranquilo, está feliz por estar aqui, foi uma integração fácil. O português não é o melhor, mas metade da equipa é fluente em inglês. Sem nenhum problema de adaptação. Muito bom menino, com muita ilusão por estar no Benfica. Em princípio acabará por jogar."

