José Mourinho de regresso ao Dragão: "Pelo que fez no FC Porto, merece todo o respeito"
Palavras de Drulovic, antigo jogador de dragões e Benfica
Corpo do artigo
Ljubinko Drulovic, ex-jogador de FC Porto e Benfica, perspetiva um clássico equilibrado entre dragões e águias, decidido nos pormenores, a encerrar a oitava jornada da I Liga portuguesa, no domingo.
Extremo dos azuis e brancos entre as temporadas 1993/94 e 2000/01 e dos encarnados entre 2001/02 e 2002/03, o antigo internacional pela ex-Jugoslávia adiantou que os nortenhos, líderes do campeonato, com 21 pontos, começaram melhor a época e vão "fazer tudo para ganhar" em casa, enquanto os lisboetas, terceiros, com 17, estão a mudar após José Mourinho render Bruno Lage no comando técnico.
"Vai ser um grandíssimo jogo de futebol. Com Mourinho, o Benfica é uma equipa totalmente diferente. Notou-se contra o Chelsea [derrota por 1-0, para a Liga dos Campeões]. Estava muito melhor em termos de atitude e de qualidade. O FC Porto está ótimo no campeonato. Vamos ter um jogo muito repartido. Os detalhes vão decidir quem vence", referiu, em declarações à Lusa.
Autor de 65 golos e 113 assistências em 327 jogos oficiais pelo FC Porto, onde se notabilizou pela precisão dos cruzamentos, Drulovic enaltece a capacidade do treinador italiano Francesco Farioli para criar "uma equipa forte" em três meses de trabalho, a seu ver habilitada para lutar pelo título que escapa aos "dragões" desde 2021/22.
"O FC Porto está a jogar bem em termos ofensivos. É uma equipa equilibrada com muita energia, com muita qualidade. Tem boas soluções: quando alguns jogadores não podem jogar, entram outros e praticamente não muda nada. (...) Se continuar assim, vai ser um sério candidato ao título em Portugal, juntamente com Benfica e Sporting", realça.
O ex-jogador sérvio rumou depois à Luz, onde marcou seis golos e realizou oito assistências em 54 partidas, numa equipa hoje orientada por um treinador que, a seu ver, mantém a ambição de juntar títulos aos 26 que conquistou como treinador principal, numa carreira iniciada há 25 anos, precisamente no Benfica.
"Mourinho é um vencedor, que sabe melhor do que ninguém ganhar troféus. O campeonato português vai ser novamente competitivo neste ano, mas este início de época não foi bom para a equipa do Benfica, porque mudou de treinador. Com Mourinho, o Benfica vai ser uma equipa à maneira dele e muito competitiva", vaticina.
Ljubinko Drulovic trabalhou com Mourinho nas épocas 1994/95 e 1995/96, período em que o setubalense foi adjunto do inglês Bobby Robson, e recorda um profissional "muito inteligente", com um "grande potencial", que é "talvez o melhor treinador português de sempre", até por abrir "a porta" do estrangeiro a técnicos compatriotas.
Dos 21 clássicos que disputou, 18 pelos azuis e brancos e três pelos encarnados, aquele de que guarda a melhor recordação data precisamente de 5 de março de 1995, no antigo Estádio das Antas, quando marcou o golo que valeu o triunfo da sua equipa, por 2-1, rumo ao primeiro título do pentacampeonato. "Foi uma grande satisfação da minha parte fazer parte destes jogos. São os melhores do campeonato português, com estádios cheios e um ambiente fantástico. A passe do Rui Barros, marquei golo ao Michel Preud'Homme, o guarda-redes do Benfica. Este golo foi muito importante. Todos saltaram para cima de mim: o Mourinho, o Yuran", lembra.
Ao serviço do Benfica, Drulovic jogou em duas ocasiões com o FC Porto treinado por José Mourinho, perdeu em ambas e recorda "uma equipa forte", "praticamente imbatível em casa", com "qualidade de jogo", sustentada por jogadores que se sagraram bicampeões nacionais (2002/03 e 2003/04) e ainda venceram a Taça UEFA (2002/03) e a Liga dos Campeões (2003/04).
Vencedor de quatro Taças de Portugal e de cinco edições da Supertaça nos dragões, além de se sagrar pentacampeão, o ex-jogador, de 57 anos, admite que o "Special one" pode ser assobiado por alguns adeptos portistas, ao regressar ao Estádio do Dragão como treinador de um rival, mas crê que a maioria vai respeitar o seu historial nos azuis e brancos, no desafio agendado para as 21:15. "A maioria dos sócios [do FC Porto] vai receber bem, porque Mourinho merece isso. Teve épocas fantásticas. As pessoas vão respeitar isso. Algumas pessoas vão assobiá-lo, mas isso é a vida de um profissional. Algumas pessoas não gostaram da ida dele para o Benfica, mas, pelo que fez no FC Porto, merece todo o respeito", antecipa.