José António dos Santos, que detinha 13,62 por cento das ações da SAD encarnada, reforçou o estatuto de maior acionista individual ao comprar ações através da Valouro e da Avibom.
Corpo do artigo
O empresário José António dos Santos adquiriu 2,7 por cento das ações da Benfica SAD através de duas empresas, esclareceu, esta quarta-feira, a sociedade encarnada, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
José António dos Santos, que detinha 13,62% das ações da SAD do Benfica, reforçou o estatuto de maior acionista individual ao comprar ações, no passado dia 4 de março, através das empresas Valouro (1,9565 por cento), da qual detém 23,335 por cento do capital social, e Avibom (0,7485 por cento), que tem a Valouro como única acionista.
Em 6 de março, a SAD do Benfica deu conta da venda de todas as ações da Olivedesportos, que deixou de ter uma participação qualificada na sociedade.
A Olivedesportos era dona de uma posição de 2,66 por cento no capital da Benfica SAD, entidade sobre a qual o Benfica SGPS lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) no final do ano passado.
A oferta, ao preço de cinco euros por ação, que incide sobre 28 por cento do capital da SAD e foi lançada em 18 de novembro, implica um investimento na ordem dos 32 milhões de euros e, caso seja bem sucedida, pode reforçar a posição da Benfica SGPS para até 95 por cento do capital da entidade que está cotada na bolsa de Lisboa.
O capital da Benfica SAD é composto por 23 milhões de ações, sendo 9,2 milhões de categoria A e 13,8 milhões de categoria B, e é sobre estas últimas que a OPA incide.
De acordo com o anúncio preliminar enviado ao mercado, a SLB SGPS detém 9,2 milhões ações de categoria A, correspondentes a 40 por cento do capital social da SAD do Benfica, sendo ainda titular de 5,4 milhões de ações da categoria B, representativas de 23,6496 por cento do capital da sociedade.