Fernando Gomes, Carlos Carvalhal e Maniche foram algumas das figuras presentes no lançamento da obra em Matosinhos
Corpo do artigo
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos tornou-se pequeno para receber tantos convidados e amigos de José António no lançamento da sua biografia. "À ELA ganho eu!" é o título da obra escrita por Fabiana Couto e que retrata uma "história de superação" do antigo futebolista, que em setembro de 2004 viu o mundo ruir ao ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
José António contrariou os pessimistas pareceres médicos, que lhe deram poucos meses de vida, e 20 anos depois resiste na luta contra a doença, um caso que comove o país desportivo e que justificou a presença de diversas figuras do futebol português no evento, desde logo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que no passado mês de setembro surpreendeu o homenageado quando apareceu em casa dele com uma camisola autografada da Seleção Nacional no dia que cumpria o 49.º aniversário.
Carlos Carvalhal é também um elemento determinante neste raro caso de fintar a probabilidade de morte prematura e o técnico do Braga considerou mesmo José António "um dos exemplos que tem na vida", convidando todos os que pensam ter problemas do dia a dia a lerem a história contada neste livro. Carvalhal ouviu rasgados elogios e agradecimentos da família do protagonista do evento, por sempre o ter acompanhado e apoiado.
O antigo internacional português Maniche também quis dar um abraço pessoalmente a José António, assim como vários ex-companheiros, treinadores, dirigentes, amigos e adeptos (principalmente do Leixões) daquele que foi um dos grandes capitães do passado recente do clube de Matosinhos, assim como deixou marca no Desportivo das Aves, onde jogou três anos e goza de grande carinho, como se percebeu pela presença de vários elementos ligados ao clube nos anos 90, com destaque para o então presidente Nuno Almeida.
O livro foi apresentado pelo analista de futebol e colaborador de O JOGO, Luís Freitas Lobo, e contou com vários testemunhos emocionados, desde logo da esposa Mónica, dos filhos Pedro e Sara e do "irmão do futebol" Nené.