Paco Gallardo traça o perfil do lateral e garante que este tem semelhanças com o idolatrado central espanhol; Antigo treinador do reforço leonino diz que este pode jogar como "lateral ou como central à direita ou à esquerda". Destaca ainda a sua "agressividade" no jogo aéreo ofensivo.
Corpo do artigo
José Ángel será oficialmente jogador do Sporting nas próximas horas e quem o conhece bem garante que os leões acertaram em cheio na contratação do lateral.
Paco Gallardo, treinador, levou o reforço leonino dos juniores para a equipa B do Sevilha. "Desde muito cedo percebi que ele tinha potencial para chegar a profissional. Com as distâncias, o José [Ángel] tem características muito semelhantes às do Sergio Ramos. A componente física tem uma enorme importância no seu jogo, tal como acontece com Ramos. O Sporting joga com uma linha de três centrais, não é? Ele pode jogar na ala direita ou como central no lado direito ou esquerdo. Trata-se de um jogador versátil, com grande carácter, um ganhador. Nunca tive dúvidas que de que iria ter uma carreira sólida como profissional", adiantou a O JOGO, referindo-se mais detalhadamente aos seus atributos.
"É rápido, forte nos duelos, incorpora-se bem no ataque e tem boa capacidade de remate. Não é um jogador com as características de Porro, mas desempenha as suas funções com igual eficácia. Ou seja, pode não ter a mesma potência no remate, mas tem um remate colocado e, no fundo, tem o mesmo efeito, o golo. É bom no um para um e é agressivo. O Sporting fez uma grande contratação", reagiu.
Gallardo garante que quando José Ángel ultrapassar a barreira da adaptação fará a diferença no plantel dos leões. "É muito novo e tema ainda margem de progressão. O grande desafio é adaptar-se ao estilo de jogo do Sporting e ao futebol português. Quando atingir essas metas, será tudo muito tranquilo para ele e, não tenho dúvidas, de que desempenhará muito bem as suas funções".
A seleção espanhola continua a ser um dos objetivos do ex-Sevilha, que pretende jogar com regularidade. "Tendo um rendimento alto no Sporting poderá chegar à seleção de Espanha, tem qualidade para isso. Tem chegada à baliza e é muito perigoso nas bolas paradas ofensivas, tem um bom jogo de cabeça, é muito agressivo no ataque à bola. É também muito competitivo, quer ganhar sempre. Não digo que não tenha de crescer em alguns aspetos, mas tem tudo o que um treinador pede a um defesa. Ele precisa de ter confiança e quando isso acontece joga sem problemas", vinca.
Reforço chegou na segunda-feira a Lisboa
José Ángel Carmona chegou ontem a Portugal para ultimar os derradeiros pormenores da transferência para o Sporting. Os leões vão pagar cerca de quatro milhões, mantendo o Sevilha 20 por cento do passe do jogador, o que pode ser importante numa futura venda. Ángel vai completar a bateria de exames em Lisboa e assinar contrato com o Sporting, sendo depois apresentado. Previsivelmente, o jogador irá juntar-se ao grupo na quarta-feira, já que hoje o plantel folga. Rúben Amorim pretende ter o grupo todo reunido o mais depressa possível para ensaiar a equipa-base que vai lutar pelo título nacional em 2023/24.