Percalços do Sporting fazem crer as águias na conquista. Opositores em falta custaram 11 pontos na primeira volta.
Corpo do artigo
Os dois percalços consecutivos do Sporting, com empates ante Moreirense e Famalicão, fazem reacender na Luz a crença na conquista do título.
13568120
O Benfica está ainda longe, a nove pontos do Sporting, mas o bom período da equipa, fruto das seis vitórias consecutivas, faz as águias acreditarem, ainda que o próximo obstáculo seja o FC Porto, que ocupa o segundo lugar, com mais três pontos do que o plantel de Jorge Jesus - e que tem visita agendada à Luz na 31.ª jornada. Para aspirarem a chegar ao troféu de campeão, os encarnados têm de esperar por mais quedas leoninas, estando também obrigados a uma ponta final perfeita, de forma a poderem rentabilizar eventuais perdas de pontos do rival, e logo diante de adversários contra os quais perderam 11 pontos na primeira volta. Os encarnados conquistaram apenas 13 em 24 possíveis e viram o atraso para a frente aumentar consideravelmente após apenas três vitórias em oito possíveis - somando ainda quatro empates e uma derrota, com o Sporting.
Encarnados precisam de corrigir mau percurso e fazer algo que na Luz neste milénio apenas Rui Vitória (2015/16) e Bruno Lage (2018/19) fizeram. Máximo de JJ são sete vitórias e um empate, em 2009/10
À procura da redenção e de corrigir o percurso final nesse período, as águias estão obrigadas a fazer algo que, contudo, nunca conseguiram fazer sob o comando de Jesus: o melhor foram as sete vitórias e uma derrota (21 pontos) em 2009/10, no ano de estreia do técnico na Luz. Jesus procura por isso repetir feitos que nas últimas 20 temporadas foram conseguidos apenas por... Rui Vitória e Bruno Lage, seus sucessores, em 2015/16 e 2018/19, respetivamente. De regresso agora ao Benfica, Jorge Jesus conseguiu, curiosamente, um pleno de vitórias nas derradeiras oito jornadas já neste milénio, mas ao serviço do rival Sporting, no ano em que trocou os benfiquistas por Alvalade - fora de Portugal, e sem ter terminado a época do Al-Hilal, fez pelo Flamengo 19 pontos em 24 possíveis em 2019, quando se sagrou campeão brasileiro. Contudo, fê-lo após ter perdido o dérbi na jornada 25, em casa, vendo os encarnados passarem para a frente. Daí em diante, os rivais venceram todos os jogos, com o Benfica a terminar na frente, com mais dois pontos (88 contra 86 dos verdes e brancos).
Tal como Rui Vitória, também Bruno Lage recuperou de um grande atraso (sete pontos), então para o FC Porto, e venceu a Liga, em 2018/19.