Das seis épocas anteriores no Benfica, só em 2009/10 Jesus tinha modificado o setor mais recuado em sete ocasiões nos primeiros 12 jogos oficiais. O JOGO ouviu Paulo Madeira, ex-central do Benfica sobre o assunto
Corpo do artigo
TRÊS QUESTõES A PAULO MADEIRA
1 - Como se explicam as seis linhas defensivas diferentes usadas por Jorge Jesus em 11 jogos oficiais?
Muita gente questiona a qualidade do Otamendi, neste momento
-Há uma explicação. Não encontrou o quarteto certo. As lesões do Grimaldo e do André Almeida obrigaram a alterar, a isto acresce a venda do Rúben Dias também. Recordando as equipas do Jorge Jesus é difícil encontrar tantas alterações no quarteto defensivo, é verdade, mas essas acontecem porque as coisas não têm estado a correr tão bem. Não é muito normal o Benfica sofrer nove golos em três jogos consecutivos.
2 - Isso dificulta o desenvolver de rotinas e impacta o sucesso a defender?
-Os dois laterais que eram titulares [André Almeida e Grimaldo] passaram por lesões. Vieram novos centrais, com o Otamendi a chegar em cima do final do mercado para o lugar do Rúben Dias, que era um pilar preponderante. Acabou por se mexer um bocado demais. Os jogadores ainda não se conhecem e tudo envolve um período de adaptação. Olhando aos centrais, são Otamendi e Vertonghen, dois jogadores internacionais, com capacidade. Há que ter paciência.
3 - Qual é a principal lacuna nesta defesa do Benfica?
-O corredor direito tem pecado. Principalmente no capítulo defensivo nota-se. No entanto, também já se fala da chegada do Lucas Veríssimo. É porque algumas coisas não estão bem no eixo. Muita gente questiona a qualidade do Otamendi neste momento. As coisas não lhe estão a correr bem, mas o Benfica tem dois centrais novos. Antes a equipa era coesa, agora sofre muitos golos em transições. Nesses contra-ataques tem-se visto que Vertonghen e Otamendi não têm a maior arma na velocidade. Contudo, também há que dizer que o Benfica que o Jesus treinou noutras épocas criava muitas oportunidades, o que não está a acontecer agora. Demora sempre algum tempo a conseguirem-se resultados, tanto no ataque como na defesa.
13043979