Nas contas de Rui Vitória para o clássico com o Sporting, o avançado acredita que ainda poderá ser o goleador da Liga.
Corpo do artigo
Com o desejo de regressar aos relvados frente ao Sporting, domingo, na Luz, Jonas, segundo O JOGO apurou, já faz contas e acredita que ainda poderá ser o máximo goleador da Liga. Com um jogo na competição até ao momento (passou em branco na vitória 3-1 sobre o Nacional, na Madeira, a 27 de agosto), o avançado tem pela frente 22 jornadas para se aproximar do topo da lista, liderada por Marega - autor de dez golos no Vitória de Guimarães -, e apoderar-se da liderança.
Na época passada, quando foi artilheiro máximo da Liga, com 32 golos, o camisola 10 dos encarnados havia faturado dez vezes em 12 jornadas. Em 2014/15, por outro lado, marcou só dois golos com o mesmo número de rondas. Ainda assim, perdeu a corrida por apenas um remate certeiro (marcou 20, contra 21 de Jackson Martínez, do FC Porto), o que aumenta a confiança para discutir o posto na atual edição. A favor do brasileiro também está o facto de, por exemplo, Marega se ausentar em janeiro e possivelmente fevereiro para defender o Mali na Taça de África das Nações.
Artilheiro da última edição da competição, com 32 golos, o camisola 10 das águias tem por agora como principal concorrente Marega, que se ausentará em janeiro para disputar a Taça de África das Nações
Conforme o nosso jornal revelou a 1 de dezembro, Rui Vitória trabalha Jonas há um par de semanas para tê-lo à disposição para o dérbi da 13.ª jornada. O avançado tem treinado sem limitações com o plantel no Seixal desde a segunda quinzena de novembro, tendo mostrado avanços físicos diários e animado a equipa médica, que, apesar de ter ignorado prazos, sempre teve a esperança de vê-lo voltar a jogar ainda em 2016. "Jonas está integrado e tem trabalhado muito bem", elogiou o treinador dos encarnados na última segunda-feira, véspera da receção ao Nápoles, na Champions.
Em cinco duelos com o Sporting desde que chegou a Portugal, o brasileiro nunca balançou a rede. Para piorar, o saldo contra o maior rival é negativo: uma vitória, um empate e três derrotas. Mas a última impressão (a 5 de março) pelo menos é positiva: iniciou a jogada que resultou no golo do triunfo (1-0) em Alvalade, marcado por Mitroglou. O resultado foi determinante para os encarnados arrancarem para o tricampeonato nacional.
A seguir ao encontro com os leões no domingo, o Benfica terá mais duas partidas na Liga até ao fim do ano - Estoril (dia 17) e Rio Ave (21) -, além dos confrontos com Real Sport Clube (14, para a Taça de Portugal) e Paços Ferreira (27, Taça da Liga).
Jonas, lembre-se, fraturou o osteófito do astrágalo do pé direito em agosto e teve de ser operado para remover um fragmento ósseo no local. Na ocasião, o período de paragem decorreu dentro do prazo. O problema, no entanto, foi uma infeção causada por uma bactéria, o que dificultou a cicatrização pós-operatória.