O avançado brasileiro marcou 11 dos seus 13 golos no campeonato perante os adeptos encarnados, tendo terminado 2015 com mais um bis, na última jornada, frente ao Rio Ave
Corpo do artigo
Líder da lista dos melhores marcadores da I Liga, Jonas termina o ano de 2015 também com o título de jogador do Benfica com mais golos marcados no Estádio da Luz neste milénio, em jogos a contar para o campeonato. Com um total de 13 tentos na sua contabilidade na atual Liga, o avançado brasileiro fez 11 deles perante os adeptos encarnados, os dois últimos determinantes no triunfo frente ao Rio Ave por 3-1. Este desempenho caseiro apenas encontra paralelo em 2009/10, quando Cardozo também apontou 11 golos na Luz até ao final do ano, mas aí, e como fator de desempate com Jonas, há que dizer que o paraguaio beneficiou da conversão de quatro grandes penalidades, enquanto o brasileiro apenas tem três golos assinados desta forma, sendo os restantes fruto de jogadas corridas. Ou seja, no que respeita a golos derivados de lances de futebol corrido, é Jonas quem melhor desempenho apresenta desde a viragem para o ano 2000 em relação a golos na Catedral dos encarnados. Com 698" de jogo na Luz, Jonas tem marcado, em média, um golo a cada 63,4 minutos.
Excetuando Cardozo (tanto pelos 11 golos no virar de 2009 para 2010 como pelos nove em igual período de 2012/13), mais ninguém apresenta números como o avançado brasileiro na Luz em tempos recentes. Com cinco bis - Estoril, Belenenses, Paços de Ferreira, Académica e, na derradeira ronda, Rio Ave -, o internacional canarinho confirma-se como o perigo maior para as defesas que visitaram a Luz nos últimos 16 anos.
Aliás, Jonas já se superou a si próprio na quantidade de vezes a bisar para o campeonato, tendo mais um bis agora do que teve em toda a temporada de 2014/15. E quando comparado com os concorrentes no plantel de Rui Vitória, o ex-Valência sai também por cima de forma muito clara: tanto Mitroglou, com três golos na Luz, como Jiménez, com apenas dois, estão a larga distância.