Alguns dos jogadores com menos minutos até esta paragem de seleções esperam chamada na Taça
Corpo do artigo
As primeiras eliminatórias da Taça de Portugal são férteis em oportunidades para os jogadores menos utilizados do plantel e, da baliza ao ataque, nenhum setor deverá ficar imune à mudança no jogo com o Sintrense, em que o FC Porto começará a defesa do único título conquistado na época passada. A entrada de Cláudio Ramos é a mais óbvia, não fosse o guarda-redes responsável pela proteção da baliza nas taças nacionais nas últimas épocas, mas está longe de ser o único a contar os dias para a estreia entre os que estão clinicamente disponíveis.
Tiago Djaló, que esteve para ser lançado contra o Manchester United, e Zaidu, que passou os últimos oito meses a recuperar de lesão, também ainda não somaram minutos esta temporada. Wendell (22’), Rodrigo Mora (31’), Fábio Vieira (56’), Deniz Gul (71’) e André Franco (76’) atuaram menos do que o equivalente a um jogo completo, enquanto Grujic e Fran Navarro pouco mais do que isso.
Atendendo ao alargado leque de atletas que não têm jogado tanto quanto gostariam, nem todos têm lugar garantido no onze contra a equipa do Campeonato de Portugal, até porque há outros que olham para ele como uma hipótese de recuperar o estatuto que tiveram no começo da época. Martim Fernandes, Otávio e Iván Jaime são os rostos mais notáveis desse lote, depois de terem partilhado a titularidade na primeira mão-cheia de jogos da temporada. A partir daí, o lateral-direito perdeu espaço ao sexto (Farense), o central ao sétimo (V. Guimarães) e o médio-ofensivo ao nono (Arouca), sendo que o arranque protagonizado pelo último foi tão bom que ainda lhe garante uma vaga no pódio dos jogadores do plantel com mais participações em golo (cinco) - só Galeno (oito) e Samu (sete) têm mais.