João Pedro Sousa: "Se estou satisfeito? Estou, mas não de uma forma resultadista"
Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na antevisão ao jogo com o Arouca, da sexta jornada e agendado para as 20h15 de sexta-feira.
Corpo do artigo
Arouca: "É uma equipa dura e vai ser um jogo duro. É uma equipa muito organizada, independentemente dos resultados que teve recentemente. Vai ser um jogo extremamente complicado, preparou-se muito bem para esta época, apesar de ter perdido alguns jogadores importantes, no entanto reforçou-se com jogadores de muita qualidade. Têm uma forma de jogar diferente e não esperamos mais do que um jogo exigente, uma equipa dura, mas também o nosso foco está virado para dentro, porque continuamos a ter de evoluir no nosso jogo, começámos com resultados positivos, outros em que percebemos que podemos fazer melhor."
Um dos piores ataques e a melhor defesa do campeonato: "Estamos muito condicionados ao calendário. Jogámos contra Braga e Sporting e isso condiciona muito estes números. Estamos melhores porque todo o setor defensivo transita da época passada e, destes, só o Martin é que não foi titular regularmente. O nosso trabalho está consolidado de alguma forma e em zonas adiantadas também temos jogadores da época passada. A equipa evoluiu. Nos golos sofridos, todos os golos sofridos (3) foram de bola parada. Ninguém marcou ao Famalicão de bola corrida. É positivo, mas também temos de evoluir neste aspeto. Em termos ofensivos, a ideia continua muito presente, não alterámos muitas coisas. Estamos bem ofensivamente, tendo em conta o timing da época. Existe capacidade ofensiva, de chegar às zonas de finalização e com uma amostra maior vamos perceber o aspeto defensivo, que me parece estar bem, e se no ofensivo é uma tendência ou conjuntural."
Arranque de campeonato: "Não posso deixar de reafirmar que foi difícil. As probabilidades de ir ganhar a Braga eram reduzidas, no entanto logo a seguir não conseguimos vencer o jogo com o Moreirense. Se estou satisfeito? Estou, mas não de uma forma resultadista, não pelos resultados, mas pela integração de jogadores que não tiveram pré-época e começam a atingir níveis físicos e táticos que nos vai levar a outros patamares competitivos."
Influência de Puma Rodríguez: "O grande responsável por não chegarmos a um quinto lugar foi o Puma, por se ter lesionado (digo isto a brincar). Mais a sério, é um jogador diferenciado. Se não tiver o azar da época passa, pode ser um jogador extremamente importante para a Liga. É acima da média e pode jogar num grande clube. Se isso acontecer, para o ano vai ser difícil estar no Famalicão."
Tempo de descontos: "Só sou contra darem minutos a mais sem qualquer tipo de razão. Se é preciso dar 10', damos 10'. Se dermos dez minutos, só porque sim, o caminho não é esse. Temos de perceber como podemos aumentar o tempo útil de jogo. Não é o Famalicão que faz antijogo, não é o Arouca, não é o Gil Vicente. São todos. Há equipas que utilizam alguns momentos para recuperação física, tática. Isso faz parte do jogo. Temos de ver é até que limite nos permitem fazer isso. Temos de pensar como se pode aumentar a percentagem de tempo útil sem dar tanto tempo de desconto. Nos jogos da Champions há uma diferença muito grande e é preciso refletir porque nesses jogos, e com equipas do nosso campeonato, as coisas são diferentes. Temos melhor árbitros do que em Inglaterra, têm mais potencial, mas apitam pior."
Liderança do Boavista com salários em atraso: "Conheço bem a forma de pensar daquele clube, conheço uma grande parte dos jogadores que lá estão e sei do caráter deles. O clube atravessa dificuldades grandes por questões de décadas, [os salários] poderão condicionar, claro que sim, mas dentro de campo esta classe operária - jogadores de futebol - vão buscar forças onde os treinadores muitas vezes não sabem como. Também acontece o reverso, com salários em atraso as equipas caem a pique. O Boavista está a ganhar e está a jogar muito bem. Não me surpreende. Todos os quatro grandes têm tido problemas em todas as jornadas e o campeonato vai ser, nos próximos tempos, extremamente complicado para todos."
17061636