Treinador do Famalicão defendeu, na antevisão do jogo em Moreira de Cónegos, que o mais importante é "continuar a tentar fazer o máximo possível".
Corpo do artigo
Na conferência de antevisão da visita a Moreira de Cónegos, onde o Famalicão defronta o Moreirense na próxima quarta-feira (21h15), João Pedro Sousa defendeu que "assumir ou não assumir a Europa não é questão" e que não tinha "problemas com isso", mas admitiu que tem consciência do lugar que ocupa e de que a Liga Europa é um objetivo ao alcance da sua equipa.
"Se desde início o discurso e a mensagem foi sempre de olharmos para o nosso grande objetivo e para nos focarmos sempre no próximo adversário, não fazia sentido agora alterarmos. Mas também não escondo que sabemos a posição em que estamos, o que podemos alcançar e a ambição que temos. E vamos lutar pelos 21 pontos que estão em disputa. Vamos tentar fazer o máximo possível. Mas, neste momento, são só três os pontos em disputa, no jogo com o Moreirense", argumentou o treinador do Famalicão que elogiou o adversário de quarta-feira.
"Tal como tinha dito na primeira volta, o Moreirense é das melhores equipas da I Liga e muito difícil de bater. É uma equipa muito bem organizada, com qualidade individual em todos os setores. São competentes em todos os momentos do jogo, dominam bem vários momentos do jogo e vamos encontrar um adversário que, tal como nós, já atingiu o seu grande objetivo da época. Acredito, por isso, num bom espetáculo entre duas equipas que atravessam um bom momento e que vão seguramente as duas lutar pelo mesmo objetivo, que é a vitória".
O Moreirense empatou em Guimarães e deu assim mais uma prova de que não é uma equipa qualquer. O treinador dos famalicenses disse o que entende ser necessário fazer para não perder pontos em Moreira de Cónegos na corrida europeia.
"Temos de ser muito competentes em todos os momentos do jogo. É necessário também uma boa organização defensiva, como tem acontecido nos últimos jogos e, essencialmente, melhorar um bocadinho o nosso processo ofensivo relativamente aos últimos jogos, tentar controlar o jogo desde o início e depois passar a dominá-lo e criar problemas ao Moreirense e tentarmos marcar".
O Famalicão conseguiu um registo pontual assinalável nos jogos com FC Porto, Sporting e Braga (Benfica falta um). É mais um sinal de que é mesmo uma das mais fortes do campeonato?
"O Famalicão é uma das boas equipas do nosso campeonato. Contra as equipas mais fortes, para além de bons resultados, fizemos bons jogos, mas o campeonato não se faz só com os grandes. O passado diz-nos que tivemos algumas dificuldades contra equipas que estão nos últimos lugares da classificação e é isso que temos de analisar, retificar e melhorar para sermos mais equilibrados com qualquer adversário", sublinhou.
Face aos resultados após a retoma, o Famalicão preparou-se melhor do que as outras equipas". "Não, não vou por aí. Fizemos o nosso trabalho, acho que nos preparamos bem, mas pelo que tenho visto acho que há outras equipas que, claramente, se prepararam também muito bem. E olhar só para os resultados é muito redutor. Recordo que a nossa fase negativa foi, na minha opinião, a melhor a nível exibicional", defendeu.