João Paulo Rebelo: "Tenho esperança de que a próxima época possa recomeçar com público"
Governante sublinhou interesse no regresso de adeptos aos recintos desportivos e refutou uma eventual dualidade de critérios pela assistência na final da Champions no Dragão
Corpo do artigo
João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, expressou, esta segunda-feira, ter "esperança" de que os jogos de futebol da próxima época (2021/22) possam ter, logo no princípio da mesma, adeptos presentes nas bancadas dos estádios.
"Admito que haja muita gente interessada em ter público nos estádios. Compreenderá que o próprio Secretário de Estado tem interesse. (...) O público merece estar nos estádios a apoiar os seus artistas. Estamos a criar as condições para que esse retorno possa ser feito o mais brevemente possível. Tenho esperança de que a próxima época possa recomeçar com público nos recintos desportivos", afirmou o governante.
Em declaração ao canal televisivo SIC Notícias, Paulo Rebelo refutou a existência de uma eventual dualidade de critérios pela presença de adeptos na final da Liga dos Campeões e por os jogos de futebol profissional em Portugal terem decorrido, maioritariamente, à porta fechada.
"Quando se fez um piloto com alguns jogos da I Liga ou da II Liga [, acho que não há incoerências. As pessoas percebem que são testes, estamos a avaliar. Desta vez, tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação com uma final da Liga dos Campeões e, portanto, é mais uma experiência que o Governo tem para perceber se há condições [para o regresso do público aos estádios]", referiu o secretário de Estado.
De dirigentes políticos a desportivos, "choveram", nas últimas 24 horas, críticas à organização da final da Liga dos Campeões, face à permissão de milhares de adeptos ingleses (14 mil) nas bancadas do Estádio do Dragão e às aglomerações, contrariando as regras de controlo da pandemia de covid-19, na via pública.