João Marcelo reina no ar e até pode ser médio: "Vai chegar longe, não tenho dúvida"
Habituado a jogar como central, o brasileiro que dá o salto dos bês do FC Porto para a equipa principal pode ainda ser uma opção para o meio-campo defensivo. Pedro Justiniano destaca a capacidade de recuperação de bola e a qualidade técnica. Dá, ainda, nota 9 ao jogo aéreo.
Corpo do artigo
João Marcelo é o verdadeiro reforço dois em um: além de resolver um problema como central, pode ainda jogar no meio-campo defensivo, garante Pedro Justiniano, que fez dupla com o brasileiro há dois anos na equipa secundária dos dragões.
Desde que chegou ao FC Porto, em 2020, João Marcelo alinhou em 55 jogos pelos bês e dois pela equipa principal
Marcelo, de 22 anos, vai fazer parte do plantel principal do FC Porto, como O JOGO escreveu na edição de quarta-feira, depois de a SAD portista ter exercido o direito de opção de compra do passe, que pertencia ao Tombense, equipa de Minas Gerais. Lá, o defesa vai reencontrar alguns jogadores com quem chegou a trabalhar esta época.
Pedro Justiniano conhece bem João Marcelo e não tem dúvidas da qualidade do antigo companheiro e de que este está preparado para este salto. "Joguei muito tempo com ele, é muito bom jogador. Vai chegar longe, não tenho dúvida. Para mim, é um jogador completo", referiu a O JOGO, sem hesitar, dando argumentos que suportam a ideia que tem do colega que fez a formação no Boavista, do Rio de Janeiro, e no Grémio, de Porto Alegre. "É fisicamente forte, alto, rápido e tem uma boa capacidade de recuperação de bola. Tem todas as condições para um central", sublinhou.
Com 1,90 metros, não é de estranhar que João Marcelo tenha no jogo de cabeça um dos seus pontos fortes. "De zero a 10, dou-lhe 9 no jogo aéreo", atira Pedro Justiniano, recordando ainda os tempos em que formaram dupla no eixo defensivo do FC Porto B. "Comigo ele jogou sempre como central pelo lado esquerdo, mas não tem problemas em jogar na direita, porque tem muita qualidade e sabe posicionar-se."
Vencedor da Youth League pelo FC Porto, em 2018/19, numa geração de ouro dos dragões, Pedro Justiniano alinhou ao lado de João Marcelo em 14 jogos pela equipa B portista, em 2020/21. Pelo conhecimento profundo que tem do antigo companheiro, o central português sublinha a qualidade técnica do brasileiro.
"Pode jogar a 6. Sente-se muito confortável nessa possível, porque recupera bem e sabe sair a jogar"
"É muito bom na saída de bola. É uma das melhores características dele", destaca, deixando ainda uma ressalva por considerar que esse também é um pormenor que tem de rever para evitar dissabores. "Como tem muita confiança nele próprio, às vezes exagera nessas saídas com bola, o que se torna complicado para um central. Pode melhorar esse aspeto", considera.
A qualidade técnica que tem permite ainda a João Marcelo ser uma aposta numa zona mais adiantada do terreno. "Pode jogar a 6. Sente-se muito confortável nessa posição porque recupera bem e, como já referi, sabe sair a jogar", destaca o defesa central que alinhou esta época na Académica.
O relacionamento entre os dois não se limitava aos treinos e aos jogos na equipa B. "Havia um entendimento perfeito tanto dentro como fora do campo, até porque somos muito amigos", revela Pedro Justiniano, satisfeito por ver Marcelo subir à equipa principal e integrar o plantel de Sérgio Conceição.
Esta época, recorde-se, João Marcelo alinhou num jogo da Taça da Liga, contra o Rio Ave, e nos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, tendo entrado no último minuto. Ficou a faltar a estreia no campeonato, mas não saiu do banco em cinco jornadas.
Bons "professores" na equipa B
Se na primeira temporada, na equipa B do FC Porto, João Marcelo teve quase sempre a companhia de Pedro Justiniano, numa dupla que esteve junta em 14 jogos, esta época alinhou na maioria das vezes ao lado de Zé Pedro, com quem fez a estreia pela equipa principal, na Taça da Liga, com o Rio Ave. Mas nos bês teve ainda bons "professores" como Marcano, com quem alinhou em dois jogos, Sarr (sete), Gonçalo Brandão (oito) e Rúben Semedo (dois). Na próxima época pode "aprender" com Pepe, o mais internacional dos centrais portugueses.
14962152
14962296