Perda do avançado para o rival não incomoda Pinto da Costa que responde com o percurso, inverso, feito por Fábio Silva, um dos campeões europeus de sub-19. Não perca mais um excerto da entrevista do presidente portista a O JOGO.
Corpo do artigo
O sucesso de João Félix com a camisola do Benfica não incomoda Pinto da Costa. Se o FC Porto perdeu esse jogador, também foi buscar à Luz a atual vedeta" da formação, Fábio Silva, lembrou.
Falando de formação, há duas questões: a primeira que o FC Porto tinha uma formação inferior. Depois, com a vitória nos sub-19, há outra leitura em que afinal não é inferior, mas o FC Porto não a sabe aproveitar. Qual é a sua opinião?
-Os outros é que têm uma grande formação, mas o FC Porto é que é campeão da Europa, com jogadores da formação. Quem está sempre nas provas internacionais e vai até ao fim é o FC Porto. Quem está em primeiro lugar do campeonato sub-19 é o FC Porto. Mas se tivesse a garantia de ter certos padres a apitar os meus jogos e a rezar para o mesmo lado, eu até metia os sub-15.
"Se tivesse a garantia de ter certos padres a apitar os meus jogos e a rezar para o mesmo lado, eu até metia os sub-15"
Esse miúdos vão ser mais aproveitados no futuro?
-É evidente. Posso dizer que já tenho aqui quatro jogadores sub-19 que vão fazer a pré-época.
Pode saber-se quais são?
-Não, ainda não. Se os jogadores ainda não sabem, não posso estar a dizê-lo publicamente, mas está aqui escrito neste livrinho [n.d.r. mostra um livro de apontamentos] que tenho, decidido em conjunto com o treinador.
Mas acha que ficou alguma coisa por fazer?
-Não sei se ficou aquém, ou não. Disseram-me que era criticado por o Dalot ter saído do FC Porto. É um jogador com o qual andámos dois anos para renovar, porque acreditávamos nele. O empresário, que é o Carlos Gonçalves, disse sempre que no fim da época renovávamos. Marcámos uma reunião para o dia 23 de maio de 2017 e estiveram presentes o Carlos Gonçalves, um tal de Jacinto, que nem sei quem é, e o pai do Diogo Dalot. Fomos para a reunião com a promessa que ele tinha dado dizendo para estarmos descansados que ele renovava, que era uma questão de ver se o treinador confiava, ou não. Mas o Carlos Gonçalves comunicou, e vou ler o que tenho aqui, que a decisão do Dalot é sair já. Dentro de oito dias teríamos uma proposta acima da cláusula de rescisão. Tentei conversar, mas disse que era uma decisão inabalável. O que é que nós podemos fazer, quando um empresário nos anda a enganar durante um ano a dizer que vai assinar, marca a data, deixa acabar a época e faz-nos a comunicação de que o jogador tomou a decisão de sair já? É evidente que os tempos são outros. Hoje nenhum miúdo está sem empresário, mas acha que um empresário está preocupado com a carreira de um jogador? O empresário está a pensar onde é que vai buscar mais dinheiro se tirar o jogador daqui para ali e dali para acolá. Os empresários ganham se fizerem transferências. Portanto, isso dificulta o futebol português.
"O craque dos nossos sub-17, o Fábio Silva, sabem de onde veio? Do Benfica"
Tem bem resolvida a saída do João Félix?
-Saiu do FC Porto para o Benfica, mas na altura não era o que é hoje. Naturalmente, como não estava satisfeito nem a ter aproveitamento, foi para o Benfica. Sei quem o levou para lá, um indivíduo que se diz portista, o Manuel Moreira de Sá. E sei que não foi à primeira que o aceitaram. O craque dos nossos sub-17, o Fábio Silva, sabem de onde veio? Do Benfica. Já se escreveu cem vezes que o João Félix foi do FC Porto para o Benfica se calhar esta é a primeira vez que as pessoas vão saber que a nossa vedeta veio do Benfica. Se fosse ao contrário, um jogador com este valor, já tinha aparecido na TVI24 e lido 100 vezes isso.
DUAS HIPÓTESES PARA A ACADEMIA
A futura casa da formação do FC Porto passará do papel para o terreno até ao final de 2019 para dotar o clube de condições semelhantes às dos rivais. "Está a ser tratado, não vou estar a dizer tudo. Temos duas hipóteses nesta altura. Mas com as condições que temos fomos campeões da Europa. Nas seleções mais jovens estão lá muitos jogadores do FC Porto. Até parece que os nossos miúdos jogam na rua. Temos a Dragon Force, o Olival, a Constituição... Mas queremos mais e melhor. Quem está nas grandes provas europeias das camadas jovens? O FC Porto. Quem é o campeão europeu? O FC Porto. Não andamos a badalar nem levar a Imprensa para o Olival para ver como estão. Temos condições que nos permitiram chegar aqui e, se tudo correr bem, vamos ser campeões de sub-19."
"PERDEMOS A GUERRA DAS BARBARIDADES"
Pinto da Costa diz que o FC Porto está em desigualdade para com os rivais, sobretudo o Benfica, nos programas televisivos.
Assume que o FC Porto, na guerra da comunicação, também cometeu alguns pecados?
-O FC Porto está em total desigualdade nesses programas televisivos, nos quais não se fala nada de futebol, até porque, tirando uma minoria de antigos jogadores, as pessoas não percebem nada de futebol. O que é que o Sr. Telmo Correia percebe de futebol? Nada. Está lá a dizer o que lhe mandam dizer. Mas ele tem um mérito: é de Lisboa, não conhece Braga, em Braga ninguém o conhece, e vai ser o cabeça de lista nas legislativas pelo CDS. Portanto, algum valor ele tem. A mim, como sou presidente do FC Porto, as pessoas conhecem. Agora, se amanhã aparecer de repente a presidente do Lusitano de Évora, as pessoas perguntam-se: como é que este tipo foi presidente do Lusitano de Évora? De Évora só conheço o Templo de Diana e a Estalagem dos Loios... Mas ele conseguiu isso. É de Lisboa, é benfiquista, é cem por cento centralista e será o cabeça de lista por Braga, que é uma coisa que até dá vontade de rir. Mas de futebol, que é o que interessa neste caso, não percebe nada. Está lá para comentar umas guerras, dizer umas coisas e se calhar é capaz de dizer que não foi penálti, que não foi fora de jogo e que o guarda-redes do Rio Ave devia ser expulso porque defendeu a bola com a mão... Todas aquelas barbaridades que outros dizem. Isso é impossível combater. Aí, é evidente que perdemos e perderemos sempre. Mas isso é também do interesse das televisões, que escolhem essas pessoas.
10899910