Octávio Machado falou, emocionado, com os jornalistas no final da II Gala Honoris Sporting.
Corpo do artigo
É para o Sporting ser campeão novamente com este regresso? "Vamos trabalhar. Como devem calcular, há 72 horas jamais imaginaria que neste momento estaria aqui. Jesus assim o quis. O passado que tive nesta casa, as manifestações de carinho durante estes anos de ausência que recebi da parte dos sportinguistas em todas as situaçõess e, depois, a conversa com Bruno de Carvalho, fizeram com que eu mudasse o que era uma certeza: não regressar mais ao futebol. Disse-o diversas vezes, mas houve algo de mais forte, essa tal vontade das pessoas para que eu fizesse parte deste grupo e também o meu passado. Vivi aqui momentos extraordinariamente agradáveis. Vi pessoas que não via há muito tempo. Vi o motorista Viegas ser premiado; vi o Hilário que fez parte da minha equipa técnica. Vi gente com quem vivi momentos difíceis e que com coragem os ultrapassaram. Falo do Iordanov. Não fujo ao meu destino. Espero ser mais feliz do que aqui fui antes. Foi algo interrompido, como me disse o dr. Dias Ferreira, que vai ter continuidade 20 anos [são, na verdade 17] depois"
"Vamos acordar o leão adormecido". Frase de Jesus que faz lembrar o seu estilo... "Conheço o Jesus há muitos anos. Convivemos no mesmo balneário [no V. Setúbal] e sei a sua determinação e o que o guindou a técnico português com mais campeonatos nacionais. Os obstáculos que teve de ultrapassar também os conheço. Ouvi na voz dele a determinação para que eu fizesse parte deste projeto. Fui sempre muito bem tratado em 20 anos de ausência do futebol por parte dos sportinguistas."
Quais serão as funções: "A função de trabalhar, trabalhar e contribuir para criar condições para que o Sporting possa atingir o desejo de todos nós: ser campeão nacional."
Vai sentar-se no banco com Jesus? "Vamos aguardar. Estamos no primeiro dia. Há 72 horas estava muito longe de aqui estar. Fazia parte de uma equipa extraordinária que contribuiu para que eu fosse muito melhor. Agradeço por me terem aturado durante dois anos. É uma equipa da vossa profissão, da comunicação social.. Tenho sido muito feliz por onde tenho passado e vou ser ainda mais feliz do que fui na primeira vez que aqui passei no Sporting."
Sporting ser campeão é o objetivo imediato: "A contratação de Jorge Jesus é um indício de que esse é o objetivo e é comungado por todos os que integram esta estrutura. Se estes jogadores tiverem a determinação, o coração e a paixão da alma sportinguista, o Sporting vai atingir esse objetivo."
A experiência acumulada: "Tenho 50 anos de futebol e sempre servi ao máximo todas as instituições que representei. É uma paixão. Tive momentos extremamente felizes. Estava numa fase de grande tranquilidade na minha vida, num momento muito bom, mas este desafio teve tanto de surpreendente como de aliciante. Espero ser digno da honra de pertencer a este projeto e de voltar a esta casa, na qual vivi uma paixão que me marcou profundamente. Nunca retirei um milímetro ao meu passado e desse passado faz parte uma paixão enorme que vivi com a mesma dimensão de todas as outras. É com essa consciência que vou continuar a servir o Sporting."
Trabalhar com Manuel Fernandes? "É bom, extremamente agradável. É uma figura histórica deste clube e do futebol português. É uma referência que todos os sportinguistas devem ter. É como Vítor Damas, que já não está entre nós e esteve na minha equipa técnica. Todos devem perceber quem são as referências."
O Sporting parte em desvantagem em relação aos rivais em termos de plantel e orçamento? "Há uma indefinição geral, vamos aguardar até ao pontapé de saída. A base é extraordinária. Basta olhar para este Europeu de sub-21. Quero felicitar o William Carvalho. Merecidamente, foi eleito o melhor jogador da prova."
Sorteio dos árbitros: " "É estratégia do clube, mas é cedo para falar disso. Vamos gerir este momento... que ainda estou..."
Está nas nuvens? "Não estou nada nas nuvens, já passei por muita coisa. Tenho 50 anos disto. Sei é da responsabilidade e dos obstáculos a ultrapassar. Temos de ter paixão, dedicação e trabalho."