Jornalista iraniano explica que texto do site do Sporting, que visou Mehdi, transforma o clássico num jogo "especialmente sensível" no país natal do goleador.
Corpo do artigo
O que começou por ser uma onda de indignação dos adeptos nas redes sociais rapidamente se estendeu aos meios de comunicação social do Irão.
"Há uma frase famosa entre o nosso povo: nunca ameace um iraniano! Calculo que Taremi esteja mais calmo após o hat-trick, mas o fogo ainda arde por baixo das cinzas"
O texto publicado no site do Sporting, em que Tito Arantes Fontes se refere a Taremi como "farsante" e "encantador de serpentes", teve grande impacto no país natal do jogador e transformou o clássico de quinta-feira, referente à Taça de Portugal, numa partida "especialmente sensível" aos olhos iranianos.
"Para Mehdi, o jogo com o Sporting é o último da época em que poderá responder diretamente. Se marcar, precisa, acima de tudo, de manter a calma. Qualquer reação deve ficar reservada para depois do jogo", assinala Morteza Ahmadi, jornalista da agência "Mehr", a O JOGO, lembrando o gesto do avançado no festejo de um dos três golos que anotou ao Portimonense, levando o dedo à boca, como que a calar os críticos. "Há uma frase famosa entre o nosso povo: nunca ameace um iraniano! Calculo que esteja um pouco mais calmo após o hat-trick, mas o fogo ainda arde sob as cinzas", acrescenta.
Segundo Morteza Ahmadi, as palavras do presidente do Grupo Stromp foram consideradas "muito corrosivas e insultuosas" pela Imprensa persa, que "teve dificuldades em perceber a razão do ataque". O jornalista afirma ter tentado chegar à fala com Fontes, mas não obteve resposta.
"O povo iraniano e todos os média sentiram o artigo como um insulto"
"Os media condenaram o texto e apoiaram Taremi. Não ficou clara a razão pela qual o artigo foi publicado. Existe VAR em Portugal, como tal é impossível enganar os árbitros", aponta Ahmadi, que viu a posterior "invasão" de cibernautas iranianos às redes sociais do Sporting como "natural". "O apoio a Taremi aumentou, assim como os ataques ao Sporting. Os nossos adeptos têm uma presença muito forte na Internet e esta foi a forma de protesto que encontraram, porque é um jogador muito popular", vinca.
Esta época, Taremi já apontou dois golos aos leões. Depois de amanhã, espera aumentar a conta, ajudando o FC Porto a garantir uma vaga na final da Taça. Sabendo, claro, que conta com o apoio de quase 84 milhões de iranianos.
14777099
"O grande embaixador" na Europa
Com 22 golos apontados, Taremi é o melhor marcador do FC Porto na presente temporada e, pelo terceiro ano consecutivo, superou a barreira das duas dezenas de tentos no futebol europeu. Números que tornam o dianteiro no "principal embaixador do futebol iraniano" no Velho Continente, segundo Morteza Ahmadi.
"Numa época em que o rendimento dos jogadores iranianos quebrou - mesmo Azmoun [Leverkusen] e Jahanbakhsh [Feyenoord] estão longe dos seus melhores dias -, Taremi avança na direção oposta. Está no pico de forma e brilha no campeonato português, que tem um bom nível. É actualmente o melhor e maior embaixador do futebol iraniano. Espero que continue este processo e que mantenha o foco", assinala o jornalista persa.
14779858