Desde que chegou a Alvalade, o treinador do Sporting ainda não perdeu para o campeonato em 22 jogos disputados
Corpo do artigo
O clássico com o FC Porto, que arrancou a época com uma pujança contrastante com o rendimento apresentado no ano passado, vai pôr à prova o registo imaculado de Rui Borges no campeonato. Desde que assumiu o comando do Sporting nos últimos dias de 2024, ainda não perdeu em 22 jogos. Um deles foi frente aos azuis e brancos, na época passada, na visita ao Dragão, na 21.ª jornada, com o Sporting de Borges a empatar por 1-1 com o FC Porto de Anselmi. Agora, vai defrontar o conjunto de Francesco Farioli em Alvalade.
Na estreia com o Benfica, para a 16.ª jornada de 2024/25, Rui Borges levou a equipa verde e branca a uma vitória por 1-0, iniciando a série sem derrotas. Na temporada passada, o treinador natural de Mirandela somou 19 jogos sem perder, contando 13 vitórias e seis empates (três dos quais frente ao FC Porto, Braga e Benfica, na segunda volta). Este ano, os leões somam por vitórias as três jornadas disputadas (contra Casa Pia, Arouca e Nacional da Madeira), perfazendo, assim, um total de 22 jogos sem perder com Rui Borges – se contarmos com os jogos frente ao Boavista (vitória por 3-2) e Gil Vicente (empate por 0-0), em que João Pereira orientou a equipa, a série leonina invicta atinge os 24 jogos.
Rui Borges começa a aproximar-se dos registos de Rúben Amorim, que, nas seis épocas que passou em Alvalade (a primeira e a última incompletas), atingiu, em duas ocasiões distintas, a marca de 32 jogos sem conhecer a desilusão da derrota para a Liga portuguesa. Na primeira época completa ao serviço do Sporting, na qual se sagrou campeão nacional, o atual treinador do Manchester United levou os leões a uma série de 32 jogos sem perder (com 26 vitórias), tendo a primeira (e única) derrota dessa temporada para a Liga surgido na penúltima jornada, na Luz, frente ao Benfica, por 4-3. Antes de sair para Inglaterra, Amorim somava 11 vitórias seguidas a abrir o campeonato, sendo que, em 2023/24, os leões traziam uma série de 21 jogos sem perder, com 19 vitórias e 2 empates registados.
Para superar os registos de Amorim, Rui Borges precisa de dar sequência à série invicta no campeonato por mais onze jornadas, sendo que, até lá, além do duelo com o FC Porto, o Sporting ainda recebe o Braga, em Alvalade, e visita o Benfica, na Luz.