Interessados na Premier League não mudam certeza do FC Porto: Uribe é intocável
Colombiano tem características únicas e a SAD não pensa em negociá-lo porque acredita que o médio será uma das referências no futuro do FC Porto.
Corpo do artigo
A enorme exibição no Estádio da Luz, a juntar a outras que tem assinado esta temporada, colocam Uribe no centro das atenções, precisamente onde ele não gosta de estar.
13681495
O colombiano prefere a descrição em campo, mas os números com que saiu do clássico e que vão muito além do golo que manteve o FC Porto tranquilo no segundo lugar confirmam toda a sua dimensão e importância na equipa. Apesar de já ter despertado o interesse de alguns clubes da Premier League, O JOGO sabe que o médio é considerado fundamental e intocável pela SAD do FC Porto. Aliás, é o único médio com lugar assegurado no plantel da próxima época.
A cláusula de rescisão de 60 milhões de euros que Uribe tem é suficientemente alta para deixar os responsáveis portistas tranquilos no defeso que está à porta. Além disso, convém não esquecer que o médio já fez 30 anos, o que pesa sempre quando um clube pensa em investir somas elevadas, e sente-se feliz no Dragão. Sem esquecer que a excelente prestação da equipa na Champions permitiu equilibrar as contas da sociedade e esta não depende tanto das vendas. É claro que o campeonato atual não está fechado e uma eventual ausência da Liga dos Campeões da próxima época poderá alterar o estabelecido e obrigar o FC Porto a vender mais ativos do que o que deseja. Nesta fase, porém, depois do 1-1 com o Benfica, a equipa segue bem encaminhada para conseguir o segundo lugar. Precisamente graças ao golo de Uribe.
É o único médio, entre as principais opções, que tem lugar assegurado em 2021/22. Exibição frente ao Benfica ajuda a explicar as razões pelas quais ninguém admite perdê-lo. Há interessados em Inglaterra
Olhando para os restantes elementos do setor intermediário, Sérgio Oliveira renovou recentemente, mas depois da melhor época da carreira a nível pessoal (já vai em 19 golos e seis assistências) tem mercado e a SAD não fechará as portas a um negócio, desde que envolva o preço certo; Grujic está a terminar o empréstimo por parte do Liverpool e embora as duas partes admitam a continuidade, não será fácil chegar aos números que os ingleses pedem pelo passe do sérvio. Depois, há a situação de Loum, que está no Dragão desde janeiro de 2019 e soma apenas 23 aparições na equipa principal. O ciclo parece ter-se esgotado de vez. Sobram os jovens Baró e Fábio Vieira, que também nunca foram titulares com frequência esta temporada. E Otávio continua a ser pensado para posições mais ofensivas.
Voltando a Uribe, não é apenas Sérgio Conceição que está rendido ao seu desempenho. Toda a estrutura o valoriza. A verdade é que o colombiano tem características únicas no FC Porto ao nível de posicionamento, leitura de jogo e entrega . O clássico de quinta-feira, em que foi considerado o melhor em campo, sublinha isso mesmo. O jogador ocupou todas as zonas do meio-campo, atuando como médio de contenção, como organizador do jogo e até como finalizador. É que não foi "apenas" o autor do golo, como também o portistas que mais (4) rematou na Luz. Juntou a isso uma excelente leitura de jogo, traduzida em dois passes para ocasião, uma grande capacidade de luta e de choque, bastando dizer que recuperou 12 bolas e que ganhou a maioria dos duelos que disputou. No fundo, todo o jogo passou pelos seus pés no clássico e se o FC Porto ganhou o meio-campo a "culpa" foi dele.